Página Inicial / OAB organiza “Pacto em Defesa da Democracia e Combate a Desinformação” com candidatos ao governo do Estado de Rondônia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) está promovendo, com os candidatos ao governo do Estado, o “Pacto em Defesa da Democracia e Combate a Desinformação”. O evento oficial será no dia 16 de agosto, às 19h, no auditório da Ordem.

O já tradicional ato promovido pela OAB tem objetivo de conclamar e oficializar o compromisso dos postulantes ao cargo para atuarem de acordo com os princípios éticos consistentes no respeito mútuo, na moralidade e na Lei da Ficha Limpa, bem como, de não promoverem práticas espúrias como a corrupção eleitoral, o caixa 2 e a divulgação de informações falsas (as chamadas Fake News) durante a Campanha Eleitoral de 2022.

O ato também tem o cunho de incentivar os candidatos a apresentarem programas e metas compatíveis com o bem comum do eleitorado de todo Estado de Rondônia, intensificar a valorização do voto livre e o exercício de votar com sentido de responsabilidade social em favor da manutenção da democracia que impera no nosso país.

“Este é um evento realizado já há alguns anos pela OAB. Neste ano, percebemos ainda a necessidade de avançarmos e conclamamos os candidatos a se comprometerem em uma eleição limpa, com ética. Para isso, é prudente velarmos pelas balizas democráticas do pleito eleitoral, defendendo o regime democrático de investidas autoritárias e combatendo fenômenos que solapam a vontade popular, dentre eles a profusão de desinformação praticadas sobretudo no ambiente virtual, em desprestígio as regras da disputa eleitoral, da igualdade de chances, da normalidade e da lisura”, afirma Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia.

Para o evento, todos os candidatos estão sendo convidados a assinarem o pacto, estabelecendo o compromisso com a OAB e com toda a sociedade por uma eleição limpa.

Além dos candidatos e suas assessorias, também será permitida a entrada da imprensa e alguns convidados.