Página Inicial / Presidente eleito da OAB/RO, Elton Assis, realiza visita institucional ao procurador-geral do MPRO

Visita foi realizada ao MPRO, na manhã desta segunda-feira (26)

Primar por melhorias da prestação jurisdicional sempre pesando nos cidadãos (jurisdicionados), esse lema norteia a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). Tendo essa premissa em vista, o presidente eleito para o triênio 2019-2021, Elton Assis, realizou uma visita institucional ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Airton Pedro Marin Filho, na manhã desta segunda-feira (26), em Porto Velho.

Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa; o diretor tesoureiro, Fernando Maia; o presidente eleito da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Elton Fülber; o vice-presidente eleito da Caaro, Juscelino Amaral; e o conselheiro Seccional eleito Douglas Codignola.

Na ocasião, Assis ressaltou a importância de a OAB/RO caminhar juntamente com as demais instituições do Poder Judiciário na defesa da cidadania. “Quero aqui agradecer a recepção sempre solícita que temos no MPRO e dizer que queremos manter a relação institucional estabelecida há algum tempo entre OAB e MP, com o objetivo de fortalecer a democracia, a melhor prestação jurisdicional, a estabilidade das instituições e a defesa intransigente da Constituição Federal”, salientou.

Airton Marin agradeceu à visita e disse que o MPRO está de portas abertas para a OAB/RO. “Estamos vivendo um período difícil em nosso país e a Ordem dos Advogados, com toda a sua representatividade, tem um papel fundamental para unirmos força na defesa da sociedade e dos direitos fundamentais”, falou Marin expondo a intenção de realizar parcerias entre a Seccional e o Ministério Público na realização de cursos de capacitação.

O secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, disse que as parcerias são essenciais para as instituições. “É isso que nós queremos: uma OAB Rondônia fortalecida e parceira das instituições nas causas comuns”.

Aproveitando o ensejo sobre a realização de cursos, Aline comentou dos eventos oferecidos pela Escola Superior da Advocacia (ESA/RO). “A OAB Rondônia é conhecida pelos grandes investimentos realizados em cursos de aprimoramento profissional feitos por meio da ESA/RO. Essa uma das bandeiras levantadas pela Seccional, pensando sempre no aperfeiçoamento das advogadas e advogados, uma vez que são eles os defensores dos direitos dos cidadãos”.

Nesse mesmo sentido, Assis comentou sobre a iniciativa realizada pela OAB/RO em 2018 com a criação da Universidade da Advocacia (Unad). “Esse é um projeto de vanguarda que disponibiliza cursos de capacitação ministrados de maneira online, pensando principalmente nos novos advogados, que precisam se inserir no mercado de trabalho”, explicou.

Ainda sobre o trabalho conjunto e parcerias, Fülber lembrou da experiência adquirida nos seis anos como conselheiro federal, podendo participar ativamente de questões ligadas à advocacia, ao Sistema Judiciário e à sociedade. “Tive a honra de, ao lado do colega e amigo agora eleito presidente, Elton Assis, trabalhar no Conselho Federal da OAB, onde tivemos a oportunidade de aprender muito e agora temos a chance de colocar em prática no âmbito estadual da Seccional Rondônia”.

Não obstante, Fernando Maia também agradeceu a receptividade. “A OAB/RO sempre procura ter a melhor relação institucional com o MPRO, órgão imprescindível à devida aplicação da justiça e onde sempre fomos muito bem recebidos”, destacou.