Página Inicial / Casa cheia: Superação, emoção e brilho no olhar narram histórias dos 60 novos advogados que passam a integrar a OAB-RO

Maria do Carmo Silva é avó do jovem advogado Elenilson José Satimo. Ele recebeu a credencial que o habilita ao exercício da advocacia na noite desta segunda-feira (31). Junto com ele, outros 59 também passaram a integrar os quadros da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Hoje é um dia especial para toda a família. Nosso primeiro advogado”, diz a avó emocionada. A mãe dele, Cristiane Aparecida Sátimo, relembra que parte da família se mudou de Buritis para Porto Velho para que Elenilson e os irmãos pudessem estudar. “Minha mãe veio com eles. Coisa de avó mesmo. E hoje é só orgulho”, diz.

A mesma emoção sentiu André Lemos Rezende, jovem advogado que recebeu a credencial na noite desta segunda-feira. “Superação define este momento. Eu fiz cinco vezes a prova da primeira fase e estou aqui porque fui influenciado por um amigo meu, desde o ensino médio, que é apaixonado pela advocacia: Ari Batista Batisti”, afirma. A alegria do momento foi acompanhada por toda a família.

Já Daila Aguiar tem como definição para este momento a frase: “seja forte e corajosa”. Muito significativa, ela relata que é um resumo do percurso para chegar até este momento. “Antes não era meu objetivo estudar direito, ser advogada. Hoje, estou preparada para advogar”.

Discursos
“É uma honra recebê-los aqui hoje, na Casa da Cidadania rondoniense!”, destacou Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO, logo no início de seus cumprimentos aos 60 novos advogados.
Relembrando o percurso e destacando o brilho no olhar de cada presença no auditório lotado, ele frisou que a “advocacia foi feita para brilhar”, que “não há OAB sem advogado; e não há advogado sem esperança!”

“Em todos nós, afirmo seguramente que, com o ingresso de novos inscritos e inscritas, algo muda. Algo se renova. Por isso, a nossa solenidade é um momento de esperança, de união e de força. É um momento de pulsão de vida!”, garante o líder da advocacia rondoniense.

Márcio Nogueira também reafirmou a importância da defesa da democracia para a advocacia e toda a sociedade. “A Democracia é, também, a via direta de nosso caminho. Sem democracia, a advocacia está fatalmente prejudicada. E vice-versa: sem advocacia, inexiste democracia!”, disse. (Confira o discurso completo aqui).

Alessandra Rocha, presidente do TED, também reafirmou a importância da defesa das prerrogativas e do respeito à ética. “Do mesmo jeito que a advocacia é essencial para a promoção da Justiça no país, a ética profissional é essencial para a promoção do advogado na sociedade”, frisou.

Denner Oliveira, representante da Comissão de Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra, relembrou que os desafios ainda não muitos e que não cessam porque agora eles são advogados.

Maria Rezende, presidente da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, e Leonardo Lima, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, deram boas-vindas e desejarem sucesso.

Vinícius Noé, secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (Caaro), parabenizou a todos e apresentou diversos serviços e benefícios disponíveis para os novos inscritos na Ordem.

A secretária-geral Aline Silva lembrou que os jovens advogados podem contar com os serviços oferecidos pela Ordem, sejam para acesso ao Sistema Pje ou demais serviços.

Presenças
Auditório cheio de familiares e amigos, a solenidade também contou com a presença de vários profissionais da advocacia. Estavam presentes: o conselheiro seccional João Bosco Machado de Miranda; a presidente da Comissão Especial de Defesa e Fiscalização dos Honorários Advocatícios, Adriana de Kássia; os advogados Alex Teixeira (gerente geral da OAB-RO); Jonathan Costa; Cristian Camurça.