Com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção contra o câncer de mama, a Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) de Cacoal, realizou, na manhã desta sexta-feira (5), a “1ª Caminhada Outubro Rosa – Pela Prevenção do Câncer de Mama”.
A concentração aconteceu no 4º Batalhão da Polícia Militar e iniciou com um minuto de silêncio em respeito e homenagem a advogada Vera Lucia Nunes de Almeida, mãe do também advogado e conselheiro seccional Diógenes Nunes de Almeida Neto, falecida na quinta-feira (4), em Brasília, após uma árdua luta com o câncer de mama.
Na ocasião, a caminhada seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade, levando informações sobre os sintomas e prevenção do câncer de mama. A sociedade também foi informada de que os postos de saúde diariamente fazem exames e atendimentos em relação ao câncer de mama.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, parabenizou a Subseção e a comissão pela iniciativa. “O Outubro Rosa é um movimento de relevância mundial que defende uma bandeira de extrema importância para as mulheres, a prevenção ao câncer de mama, doença que tem, infelizmente, vitimado anualmente milhares de mulheres em todo o mundo. Nós advogados também temos que apoiar, incentivar e contribuir para divulgação dessas informações que podem salvar vidas”, disse Andrey.
A presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva, elogiou a iniciativa e destacou a importância da prevenção. “O diagnóstico precoce é importante para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que torna o tratamento mais eficaz e aumentam as chances de cura”.
“A caminhada teve como finalidade um chamamento de toda a sociedade quanto a importância da prevenção do câncer de mama, uma vez que se descoberto no início, a doença tem 95% de possibilidade de cura”, disse a presidente da CMA de Cacoal, Glória Chris Gordon.
Também marcando presença no evento, a presidente da Subseção de Ji-Paraná Solange Aparecida salientou que a prevenção salva vidas e as mulheres precisam fazer o exame de mamografia. “Foi uma ação incrível promovida pela Subseção de Cacoal, todos os envolvidos estão de parabéns!”.
Participaram do evento, advogadas, policiais, servidores públicos e a secretária de saúde.