Página Inicial / Conselheiro federal Elton Fülber participa da “Corregedoria Itinerante”, na OAB Alagoas

Conselheiro federal da
OAB/RO e corregedor nacional adjunto do Conselho Federal, Elton Fülber,

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e corregedor nacional adjunto do Conselho Federal, Elton Fülber, participou, nesta semana, do projeto “Corregedoria Itinerante”, na Seccional de Alagoas. O projeto é uma ação da Corregedoria-Geral do Conselho Federal que visa esclarecer à advocacia sobre as atualizações do novo Código de Ética e Disciplina.

A programação contou com uma reunião interna com membros da diretoria da OAB Alagoas, do Tribunal de Ética e Disciplina e Corregedoria da Seccional, e uma Mesa de Debates com a temática “Principais atualizações do Novo Código de Ética e Disciplina”, ministrada pelos corregedores-adjuntos da OAB Nacional, Elton Sadi Fülber e Erik Franklin Bezerra.

Durante a reunião, os representantes do Conselho, Erik Franklin Bezerra e Elton Fülber, e da Seccional, presidente Fernanda Marinela, o presidente do TED, Telmo Calheiros, o corregedor Rubens Marcelo, e o conselheiro da OAB Alagoas, David da Guia, dialogaram sobre o andamento dos processos administrativos disciplinares.

“Temos uma minoria de advogados que cometem infrações ético-disciplinares. O que buscamos é a atenção máxima ao julgamento desses processos. Que eles transcorram garantindo o contraditório e a ampla defesa. Tudo com celeridade, dando satisfação para a sociedade”, ressaltou o corregedor-adjunto da Ordem, Elton Fülber.

Reunião da “Corregedoria Itinerante” em Alagoas

A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, destacou a satisfação em receber o projeto Corregedoria Itinerante na Seccional. “A proposta é exatamente essa: uniformizar os procedimentos éticos-disciplinares entre Conselho e todas as Seccionais, além de trocar experiências. É uma aproximação extremamente importante e um diálogo que fortalece a atuação. Além da reunião temos o encontro com nossa advocacia e também estudantes de Direito, em uma mesa de debates aberta, que divulgando e discutindo sobre o novo código de Ética e Disciplina”.

Durante as discussões da Mesa Redonda que ocorreu na Sala do Conselho, com a coordenação de debates do Conselheiro Seccional da OAB Alagoas, David da Guia, os corregedores-adjuntos da Ordem falaram sobre o Novo Código de Ética e Disciplina, destacando o perfil das infrações mais cometidas. “Hoje elas estão mais ligadas a questões de relacionamento com o cliente e publicidade”, pontuou Erick Erik Franklin Bezerra, sendo completado por Elton Sadi Fülber: “Alguns advogados acabam não prestando contas e chegamos a receber casos graves de apropriação de valores que seriam do cliente. São ações que acabam prejudicando a classe”.

Com informações e fotos da OAB Alagoas.