Página Inicial / Comissão dos Jovens Advogados da OAB/RO participa do XVII Encontro Nacional em Brasília e debate projetos

Encontro reuniu jovens profissionais do país
(Foto: CFOAB)

Integrantes da Comissão de Jovens Advogados (OAB Jovem) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou, na última semana, do XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia, em Brasília. Com a temática “Advocacia do Amanhã: Inovação e Tradição”, o evento reuniu centenas de jovens profissionais do país, debatendo o futuro da profissão.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, prestigiou o Encontro e reafirmou o empenho da entidade em dar voz aos jovens profissionais. “A causa das advogadas e dos advogados em início de carreira é uma de nossas prioridades. Vocês são o presente da OAB, mas também são e serão o futuro brilhante da nossa instituição”, afirmou.

Lamachia ainda ressaltou que a entidade está acompanhando de perto as pautas da jovem advocacia, dando início em breve a um senso para reunir informações detalhadas sobre os profissionais, e destacou a importância de união da classe na conquista de avanços fundamentais para o exercício profissional.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressalta a importância do encontro. “Através dessas reuniões é possível realizar o debate qualificado de projetos em benefício da jovem advocacia, ouvindo a manifestação de cada região e suas peculiaridades, para que consigamos promover ações em prol da advocacia brasileira. Além de promover a confraternização e aproximação entre os membros das demais seccionais da OAB, e consolidar a participação efetiva de nosso estado em âmbito nacional”, comenta.

Durante o evento, foi realizado o Colégio Nacional de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia. Os representantes da jovem advocacia assinaram requerimento solicitando que a discussão da quebra da cláusula de barreira fosse pautada na próxima reunião do Conselho Federal. O presidente Claudio Lamachia se comprometeu a colocar na pauta do próximo Colégio Nacional de presidentes e, ainda, a pautar a discussão e votação no Conselho Federal antes do término de sua gestão.

Comitiva de Rondônia

Entre outros temas debatidos no Colégio, a presidente da OAB Jovem de Rondônia, Larissa Rodrigues, apresentou o projeto Universidade da Advocacia (UNAD), uma plataforma que os presidentes pretendem integrar em âmbito nacional, com conteúdo, vídeos e unificação de cursos para a jovem advocacia.

Outro ponto abordado por Larissa foi quanto à tabela de honorários dativos da Justiça Federal da 1ª Região, que está em desacordo com os valores da tabela da OAB. “Fiz a propositura de uma moção de apoio para que a tabela seja analisada e, posteriormente, a Resolução seja modificada levando em consideração a média dos valores da tabela da OAB nos estados compreendidos pela 1ª região”, pontua a presidente da OAB Jovem de Rondônia.

A presidente da OAB Jovem de Rondônia também reiterou o pedido de reunião para tratar sobre a “Campanha de incentivo da participação da mulher advogada na política institucional e enfrentamento no mercado de trabalho”, apresentada durante o Colégio de Presidentes de OAB Jovem, em Natal (RN). “Foi discutido e deliberado uma reunião entre o presidente nacional, Claudio Lamachia, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, e os presidentes jovens para debater e definir campanhas de incentivo efetivas em conjunto”, destaca Larissa Rodrigues.

A comitiva de jovens profissionais da OAB/RO agradeceu ao apoio para que pudessem ir ao Encontro. “Em nome da jovem advocacia rondoniense agradeço à diretoria da Seccional, na pessoa do presidente Andrey Cavalcante, e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), na pessoa do presidente Rochilmer Rocha Filho, pelo apoio incondicional aos nossos projetos, sempre nos dando o incentivo que precisamos. Obrigada!”, enfatiza a presidente da OAB Jovem de Rondônia, Larissa Rodrigues.

O encontro contou com a participação de presidentes de comissões de jovem advocacia de todo o país, do presidente da Seccional brasiliense, Juliano Costa Couto; da presidente da Seccional de Alagoas, Fernanda Marinella; do presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, Alexandre Mantovani; do presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB-DF, Tiago Santana de Lacerda; além do presidente da Associação Brasileira de Advogados, Esdras Dantas.