Página Inicial / OAB/RO visita Unisp em Ariquemes para cobrar apuração de crime de ameaça cometido contra conselheiro Seccional

Comitiva durante visita à Unisp em Ariquemes

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) – representada pelo presidente da Subseção de Ariquemes, Alex Sarkis, acompanhado do conselheiro Seccional José de Assis e de aproximadamente 40 advogados – esteve na sede da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp). Na ocasião, os membros da Seccional protocolaram expediente de comunicação e habilitação no Inquérito Policial para apuração de crime de ameaça perpetrado contra José de Assis, em face do exercício da advocacia.

A comitiva, que contou com inúmeros representantes das diversas comissões da Subseção e outros membros da advocacia, foi recebida pelo delegado de Polícia Regional, Rodrigo Duarte, que manifestou seu positivo espanto com a força da mobilização em prol da advocacia, ao testemunhar a resposta dada pelos profissionais em defesa do colega.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, repudiou veementemente as ameaças contra o advogado e ressaltou que a Seccional não se cansará de lutar para que o crime não fique impune. “Faz parte das atribuições institucionais de todo o Sistema Ordem defender a advocacia. Não podemos admitir que um profissional seja ameaçado por exercer seu ofício. Quando ameaçam um advogado, ameaçam toda a sociedade, uma vez que a advocacia atua na defesa dos cidadãos”, enfatizou.

Sarkis disse que a advocacia jamais aceitará nenhum outro meio de insurgência contra os atos processualistas que não sejam os jurídicos e republicanos. Frisou que a Subseção jamais se “acovardará” com ameaças perpetradas contra seus membros. “Ao contrário, a Subseção de Ariquemes exigirá célere apuração dos fatos e punição do criminoso, inclusive acompanhará de perto o andamento das providências policiais e judiciais”.

O ex-presidente da Subseção, Fernando Oliveira, contou que o crime de ameaça não é apenas contra um colega, mas contra toda a advocacia. “Todos manifestaram solidariedade para com o advogado José de Assis e sua família. José de Assis disse se sentir satisfeito pela mobilização e agradeceu a presença dos colegas em solidariedade a ele. A OAB/RO tem prestado todo apoio através da Procuradoria, CDP e presidência”.