Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Artigo: “Homenagem à mulher”, por Ibaneis Rocha

Página Inicial / Artigo: “Homenagem à mulher”, por Ibaneis Rocha

Faz parte da História o episódio de 8 de março de 1857, quando 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova York porque reivindicavam condições dignas de trabalho. Vem daí a homenagem às mulheres de todo o mundo no dia de hoje.

No Brasil, apesar dos avanços sociais verificados nos últimos anos, ainda não conseguimos nos livrar da chaga do preconceito que atinge principalmente segmentos mais pobres e minorias, aí incluída diferença entre gêneros.

A violência contra as mulheres é um dos aspectos – sem dúvida o mais covarde e cruel – que sobressai de um quadro cujo pano de fundo é uma forte desigualdade na distribuição de renda e seus reflexos na educação. E mesmo na desigualdade as diferenças se revelam: são as mulheres que recebem os rendimentos mais baixos e estão muitas vezes nas piores condições de trabalho. Também são as famílias por elas chefiadas que estão expostas às condições de vida mais precárias. E o que é pior, são as mulheres as maiores vítimas da violência no próprio lar.

Para quebrar essas barreiras, desafiar convenções, diminuir diferenças, extinguir preconceitos e combater discriminações, a luta precisa ser permanente. Avançar, avançar sempre. As mulheres brasileiras estão dando exemplos de sobra de sua capacidade, seja no trabalho, nos empreendimentos e na política.

Na condição de advogado, não poderia deixar de exaltar a contribuição da mulher advogada e das mulheres de carreiras jurídicas para a organização e mobilização da sociedade civil. Hoje, as mulheres representam mais de 45% das inscrições na Ordem dos Advogados do Brasil e já aparecem em número maior que os homens nas faculdades espalhadas pelo País. O número de alunas do sexo feminino em todo país ampliou mais de 220%, ante um aumento de aproximadamente 165% no contingente masculino.

É reconhecendo esse avanço que a Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio de suas diversas Seccionais e Comissões de Mulheres Advogadas, tem liderado ações e iniciativas visando à promoção da condição feminina, promovendo cursos e discussões onde as mulheres se preparam para atuar politicamente e mostrar seu talento no mercado.

Importante ressaltar que o espaço por elas conquistado resulta de esforço próprio, não de concessões. As mulheres provenientes das carreiras jurídicas se posicionam como batalhadoras incansáveis, competentes e aguerridas, dignas representantes da condição feminina e por esta razão merecedoras de todas as homenagens.

Fonte da Notícia: Ibaneis Rocha, secretário-geral da OAB Nacional

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone