A advogada Ingryd Stéphanye Monteiro de Souza foi nomeada pelo presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, para presidir a Comissão Especial de Estudos de Processo Civil da Seccional. Ela assumiu após Vinícius Lemos renunciar ao cargo para concorrer a vaga de ministro do STJ.
Especialista em Direito Processual pela PUC-Minas, com foco em atuação cível, consumidor e administrativa, Ingryd já soma três anos de carreira na advocacia aos seus 25 anos de idade. Essa será sua primeira liderança na Ordem, tendo atuado apenas como membro de comissão anteriormente.
Ingryd avalia a Comissão Especial como um suporte vital para o debate processual sobre inovações e problemas no contexto judicial e legislativo. “Processo Civil é amplo, está em todos os ramos do direito, seja de forma principal ou subsidiária”, disse ela. “Ter toda essa amplitude do Processo Civil em uma Comissão da OAB-RO é uma conquista para a advocacia e para a sociedade.”
Ao considerar a presidência da Comissão um “honroso desafio”, a advogada destacou o peso de suceder o Dr. Vinicius Lemos, primeira liderança do grupo e atual representante da região Norte a disputar vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ). “É uma imensa felicidade e responsabilidade. A minha história com Processo Civil nasceu na graduação, depois a especialização e se tornou meu principal norte de estudo profissional e acadêmico”, compartilhou Souza.
Ela também falou sobre a missão da Comissão, que é acompanhar as modificações processuais e seus impactos para a sociedade. Uma de suas principais metas é destacar o potencial acadêmico e profissional da advocacia rondoniense em Processo Civil, tanto na capital quanto no interior do estado.
Sobre o futuro trabalho da Comissão sob sua liderança, a nova presidente mencionou o estímulo à produção científica da advocacia em temas atuais e o desenvolvimento de teses jurídicas críticas. Além disso, pretende promover uma maior aproximação com outras Comissões da Seccional e Subseções, para ações conjuntas de aperfeiçoamento acadêmico e profissional da advocacia. “A minha ideia é de que cada membro seja protagonista, promovendo o debate processual, integração regional e Nacional”, finalizou Ingryd Stéphanye Monteiro de Souza.
Conforme o presidente Márcio Nogueira, a escolha da nova presidente foi quase uma sucessão natural, pois ela já atuava na comissão. “Confio no trabalho a ser realizado pela Dra Ingryd, que vem com um espírito inovador e com muitas novidades para a seara do processo civil, tão necessário para toda a advocacia”, finalizou.