Página Inicial / Em Brasília, presidente Márcio Nogueira acompanha sabatina a Vinícius Lemos na formação da lista sêxtupla para vaga no STJ

Cumprindo agenda em Brasília nesta segunda-feira (19/06), o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, acompanha a formação da lista sêxtupla para a vaga destinada à OAB pelo quinto constitucional para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em vaga aberta pela aposentadoria do ministro Felix Fischer. Um dos candidatos é o advogado de Rondônia, Dr. Vinícius Lemos.

“É um momento histórico para o Conselho Federal, especialmente para a advocacia rondoniense. Formaremos uma lista de seis advogados, que será reduzida a três pelo STJ e da qual, ao final, resultará um nome escolhido pelo Presidente da República para nos representar como ministro do STJ. A última vez que isso aconteceu foi em 2011. E, a grande novidade, que é tão importante para visão de Ordem que temos praticado: Uma OAB que pensa e age com grandeza, é a primeira vez que a nossa advocacia rondoniense está concorrendo com um nome que muito nos orgulha, por seu denso histórico de dedicação à OAB, à advocacia e à academia: Dr Vinícius Lemos”, disse o presidente Márcio Nogueira.

Durante a manhã desta segunda-feira, Vinícius Lemos fez sua apresentação ao Conselho Federal e em seguida foi sabatinado. A apresentação pode ser conferida aqui >> https://www.youtube.com/watch?v=1yO_j5j6fVw

Durante a abertura dos trabalhos, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, pediu respeito às prerrogativas da advocacia e demais garantias da classe. “Esta vaga não pertence a um ou a outro advogado, mas a mais de 1,3 milhão de advogados. Portanto, esperamos que aquele ou aquela que chegar lá possa honrar a confiança que a advocacia depositará no dia de hoje”, afirmou. “Gostaria de agradecer e parabenizar todas e todos que colocaram o nome à disposição do plenário para contribuir no processo de escolha dos nomes que serão indicados à vaga do quinto constitucional.”

Simonetti ainda destacou que o processo de escolha para a lista sêxtupla é uma ação que fortalece a advocacia. Em seguida, citou os nomes dos 34 advogadas e advogados que concorrem à indicação.

Lista sêxtupla
Após a elaboração da lista sêxtupla, integrada pelos nomes mais votados entre os 81 conselheiros federais e ex-presidentes com direito a voto (que exerceram mandato antes de 5 de julho de 1994), ela será enviada ao STJ, que terá a responsabilidade de reduzir a lista a três nomes, que serão encaminhados para o Palácio do Planalto. A escolha final caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.