A primeira edição do projeto Mentoria da OAB Rondônia está em andamento, promovendo a capacitação continuada de jovens advogados por meio do compartilhamento de conhecimentos de mentores especializados em diferentes áreas do Direito, como Público, Penal, Família e Sucessões, Cívil e Trabalhista.
O projeto, idealizado pela Comissão da Jovem Advocacia, com apoio da Escola Superior da Advocacia e Comissão de Planejamento, Gestão Estratégica e Projetos, tem como objetivo permitir que novos profissionais desenvolvam áreas de expertise para se destacarem no mercado jurídico. Além disso, os advogados participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências práticas, consolidando a formação de profissionais em diversas áreas jurídicas.
Para mentora Maracélia Oliveira, especialista em Direito Penal e Administrativo, a experiência é desafiadora para todos os mentores, mas busca a excelência dos novos profissionais do Direito. “É um projeto interessante porque oferece suporte à nova advocacia e proporciona experiência para o mercado de trabalho. Para mim, também tem sido um desafio, pois busco me reencontrar como advogada no sentido de contribuir para a nova advocacia que está sendo mentorada. Percebemos que este projeto foi realmente abraçado pela advocacia de Rondônia e, nesta edição, já se consolidou como um sucesso. Nas próximas edições, será ainda mais”, elogia Maracélia.
O advogado Marcio Gomes, especialista em Direito Penal, afirma estar muito feliz em ser um mentor do projeto, pois os novos advogados e advogadas saem do ensino superior sem nenhuma experiência, e este projeto possibilita a capacitação destes novos profissionais a alcançar a excelência no mercado de trabalho. “Eu tenho aprendido com minhas alunas. É uma troca de experiência única. As mentoradas estão participando ativamente, inclusive do atendimento a clientes. O aprendizado ao ensinar nossos futuros profissionais é engrandecedor”, comenta Marcio.
Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia, afirma que a proposta do projeto Mentoria foi além do esperado. Tanto os profissionais mais experientes quanto os mais jovens passaram a trabalhar em conjunto visando à excelência da advocacia em Rondônia. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados pelo projeto Mentoria até agora. A proposta superou nossas expectativas iniciais, pois testemunhamos uma união notável entre a mais experiência e a iniciação. Essa colaboração mútua fortalece a profissão e demonstra a capacidade de crescimento coletivo em prol de uma advocacia ainda mais sólida e eficiente em nosso Estado”, finaliza.