Página Inicial / Subseção de Vilhena lança projeto de suporte psicológico e auxílio emocional para advogados e familiares

Iniciativa busca fortalecer o bem-estar dos profissionais do Direito e promover conscientização sobre a importância da saúde mental na advocacia.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vilhena, em parceria com a Caixa de Assistência do Advogado de Rondônia (CAARO), deu início ao projeto que oferece suporte psicológico aos profissionais do Direito e seus familiares. O objetivo é auxiliar os advogados da região a enfrentarem as demandas e desafios emocionais relacionados à profissão.

Segundo advogado Túlio Magnus de Mello, presidente da subseção de Vilhena, a cidade conta com cerca de 650 advogados, e o projeto foi idealizado para aprimorar a qualidade da atuação desses profissionais. “Identificamos a necessidade de proporcionar suporte psicológico a esses profissionais, que frequentemente lidam com questões complexas e estressantes envolvendo clientes e processos jurídicos”, completa.

Os atendimentos são conduzidos tanto presencialmente na Subseção de Vilhena quanto virtualmente, atendendo às necessidades individuais dos advogados que buscam auxílio. Túlio Magnus destaca que a ação tem obtido uma adesão considerável e recebido elogios dos advogados beneficiados pelo serviço. “Nosso objetivo é ajudar essas pessoas, oferecendo um espaço seguro para que possam compartilhar suas preocupações e receber o apoio necessário para enfrentar os desafios da profissão”, explica.

Magnus ressalta que o primeiro atendimento tem o valor de R$ 40, resultado do convênio com a Caixa de Assistência, como forma de incentivar o profissional do direito a cuidar da sua saúde mental. “A profissão de advogado pode ser desgastante, considerando as demandas tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, e a pandemia trouxe efeitos significativos na área, tornando o suporte psicológico ainda mais relevante”, esclarece.

Além de atender às necessidades específicas da advocacia, a iniciativa destaca a importância da psicologia para o bem-estar humano em todas as esferas da sociedade. O presidente Márcio Nogueira enfatiza que o projeto busca promover uma maior conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, encorajando outros setores a adotarem práticas semelhantes. “O nosso braço assistencial tem atuado para garantir a permanência e ampliação desse convênio, que começou beneficiando a advocacia em Porto Velho. Agora, em Vilhena, esse suporte psicológico se consolida como uma iniciativa promissora para a Ordem, podendo servir como modelo para outras regiões do estado que desejem priorizar a saúde mental de seus profissionais”, finaliza.

Os interessados devem entrar em contato com a Subseção de Vilhena pelo telefone (WhatsApp) da Subseção Vilhena: 3322-9352.