A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), realizou nesta sexta-feira (7) a doação de quinze unidades de algemas à penitenciária de médio porte Pandinha, em Porto Velho. A ação foi realizada pelo secretário-geral da CDDH, Ítalo José Marinho de Oliveira.
Para Ítalo José, a colaboração da Seccional visa ao cuidado preventivo à integridade dos advogados e dos apenados. “Recebemos a solicitação da unidade e, dentro das possibilidades, conseguimos atender ao pedido. É uma medida importante de contribuição para a segurança dos advogados, e também dos internos que cumprem penas”.
O diretor de segurança da unidade, Marcus Paixão, agradeceu a iniciativa da OAB/RO e destacou a importância do ato para as instituições. “Em nome da unidade e do estado, agradeço pelo gesto, pela grande contribuição. É uma parceria de grande importância para o desenvolvimento do trabalho na penitenciária”.
Segundo Marcus Paixão, a penitenciária Pandinha possuía aproximadamente doze algemas, o que dificultava o deslocamento dos detentos de um local a outro simultaneamente. “Sempre que precisávamos movimentar mais de dez apenados ao mesmo tempo, não era possível. Com a doação da OAB, agora poderemos realizar os deslocamentos com maior rapidez, otimizando o atendimento dos próprios advogados”, pontua.