Página Inicial / Advogado Fernando Maia será o primeiro a receber maior comenda da OABRO: Medalha Heitor Magalhães Lopes

Conselheiro federal construiu uma história de exemplo dentro da Seccional. Nome foi aprovado pelo Conselho Pleno.

Por unanimidade, os conselheiros seccionais aprovaram, na 743ª Sessão do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), o nome do advogado Fernando Maia para ser o primeiro homenageado a receber a Medalha Heitor Magalhães Lopes. A escolha do nome do conselheiro federal foi uma sugestão do presidente Márcio Nogueira, em reconhecimento à longa e dedicada trajetória na OABRO, onde se destacou especialmente como diretor-tesoureiro em gestões consecutivas.

A medalha Heitor Magalhães Lopes foi aprovada pelo Conselho Pleno e passou a ser a maior comenda concedida pela Ordem rondoniense.

O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, enalteceu a escolha de Fernando Maia e destacou sua notável experiência e excelência profissional, fatores que foram fundamentais para a decisão unânime. “Fernando Maia tem sido um pilar fundamental na construção e fortalecimento de nossa instituição. Sua dedicação e contribuição para a advocacia merecem esse reconhecimento”, afirmou Márcio.

Ao longo de sua carreira na OABRO, Fernando Maia assumiu diversos cargos importantes, evidenciando seu comprometimento com a entidade e com a defesa dos direitos dos advogados. Nesta gestão, além de conselheiro federal, também foi nomeado vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas desta seccional, demonstrando seu engajamento em questões cruciais para a advocacia.

Em 1999, integrou a 3ª Comissão de Sindicância e Processo Disciplinar, e em 2000, foi selecionado para a Subcomissão de Vítimas e Crimes. Foi diretor-tesoureiro nas gestões de Andrey Cavalcante e Elton Assis.

“Seu histórico de atuação reflete sua dedicação e compromisso com a ética e a valorização da advocacia em Rondônia”, afirma o líder da advocacia rondoniense.

Márcio Nogueira ainda completa que Fernando Maia tem sido um agente significativo na promoção da justiça e no fortalecimento do exercício da advocacia. “A Medalha Heitor Magalhães é uma justa homenagem a um advogado que tem deixado sua marca na história da OABRO e que continua a ser uma referência para a advocacia no estado”, concluiu Nogueira.

A Medalha Heitor Magalhães segue o mesmo princípio da Medalha Rui Barbosa, que é concedida a cada três anos a advogados que contribuem significativamente para a advocacia rondoniense. É destinada a profissionais que se destacam pela excelência na prática da advocacia.

Conheça a trajetória de Fernando Maia pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia:

Em 1º de janeiro de 2001, foi nomeado membro titular do Conselho Estadual no triênio 2001 a 2003.

– Em 7 de março de 2003, foi nomeado Diretor Tesoureiro desta seccional, com término em 31 de dezembro de 2003.

– Em 1º de janeiro de 2013, foi eleito Tesoureiro desta seccional para o triênio 2013 a 2015.

– Em 5 de novembro de 2014, o Presidente da OAB/RO, Dr. Andrey Cavalcante de Carvalho, através da Portaria 094/2014/PRES/OAB/RO, o nomeou como Presidente da Comissão Especial para análise do Regimento de Custas desta seccional.

– Em 17 de novembro de 2015, foi eleito para exercer o cargo de Diretor Tesoureiro da OAB/RO no triênio 2016-2018, com início em 1º de janeiro de 2016.

– Em 4 de julho de 2018, o Presidente Andrey Cavalcante, através da Portaria 079/2018/PRES/OAB/RO, o nomeou Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas desta Seccional.

– Em 16 de julho de 2018, considerando a Portaria n° 087/2018/PRES/OAB/RO, foi nomeado membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência desta Seccional.

– Em 19 de novembro de 2018, foi eleito Diretor Tesoureiro da Seccional Rondônia para o triênio de 2019-2021.