Página Inicial / Abertas as inscrições para o 1º Concurso de Desenho “Planeta Terra e Mudanças Climáticas”

A partir da zero hora desta quarta-feira, 12 de outubro, tem início o 1º Concurso de Desenho promovido pela OAB Rondônia com a temática Meio Ambiente e “Planeta Terra e Mudanças Climáticas”. O evento de lançamento ocorreu no início da noite desta terça-feira (11), no Plenário da Seccional e contou com a presença de pais, crianças e a adolescentes, além de advogados.

FAÇA A INSCRIÇÃO AQUI

CONFIRA O REGULAMENTO AQUI

Idealizado e organizado pela Comissão de Meio Ambiente, o evento voltados para crianças, a partir de 6 anos de idade, e adolescentes, de até 18 anos, com foco a extrair deles, por meio do desenho, quais os principais desafios que eles percebem sobre a preservação do meio ambientes, experiências vivenciadas ou discutidas e possíveis soluções. “Queremos despertar a curiosidade e envolver esse público, afinal, a proteção ao meio ambiente requer uma responsabilidade de todos os atores, desde a criança, a família, a comunidade, o Estado, enfim, todos. Neste momento, no entanto, queremos trazer à tona crianças e adolescentes, e entender o que elas têm a falar por meio do desenho”, afirma Hélio Belotti, presidente da comissão.

Durante o lançamento, foram esclarecidas as regras do edital (disponível aqui). As inscrições devem ser feitas no período de 12 de outubro de 2022 a 11 de novembro de 2022, por meio do formulário de inscrição disponível aqui (acesse o link  http://concurso.oab-ro.org.br/inscricao). O resultado e entrega das premiações ocorrerá no dia 21 de novembro de 2022, na sede OAB-RO.

O concurso é dividido em quatro grupos e tem como objetivo valorizar produções artísticas, culturais e despertar a consciência ambiental a partir da arte produzida por crianças e adolescentes.

As categorias serão: Categoria A – Crianças entre 6 a 9 anos de idade; Categoria B – Crianças entre 10 até 12 anos incompletos; Categoria C – Adolescentes de 12 até 14 anos de idade; Categoria D – Adolescentes de 15 até 18 anos de idade;

Representando o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, o advogado Alex Teixeira parabenizou pela iniciativa e destacou a importância da participação de tantas crianças e adolescentes. “É importante ver esse envolvimento, dessas crianças e adolescentes que são o futuro e que precisam, desde já, se envolver nessas questões ambientais. Elas também têm muito a nos ensinar”, disse.

Para a advogada Dayane Rodrigues Batista, a ação é muito importante e inovadora, pois chama a atenção de toda a advocacia que é possível estar envolvidas e participando ativamente da Ordem. “Eventos como esse mostram a força e a união da advocacia, pois conduzem para o envolvimento familiar. A Ordem é lugar de todos”, diz a advogada que trouxe a filha de 10 anos para participar e incentivar sobre a preservação da natureza.

A membro da Comissão de Meio Ambiente Isadora Rodrigues esclareceu as dúvidas dos que estavam presentes e ainda convidou o pequeno Gustavo, escritor do livro “O Choro Do Planeta Terra” contou de onde surgiu a vontade de escrever sobre este tema.

Para participar, o concorrente deverá fazer um doodle estático (desenho, rabisco ou esboço) baseando-se na temática do concurso.

A premiação será: bicicletas, head game phone, kit mochila surpresa, livro sobre a temática do concurso e será realizada no dia 21 de novembro de 2022, na sede OAB-RO.

Também participaram do evento as advogadas Rafaela Cristina e Maria Rezende. E o consultor da ONG Kanindé, Edjales Benícios, que parabenizou a Ordem pela iniciativa “de grande importância”.