A sessão solene, que marca o início das atividades do Poder Judiciário de Rondônia, será no próximo dia 12, às 9h, no Plenário do Tribunal de Justiça, 5º andar do edifício-sede. Na ocasião serão empossados três novos juízes, oriundos do XIX Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado. A cerimônia será conduzida pelo presidente do TJRO, desembargador Rowilson Teixeira, com a participação de representantes dos diversos segmentos da Justiça, tais como Ministério Público, Defensoria Pública e dos poderes Legislativo e Executivo.
O ano Judiciário de 2015 abre com cerca de 270 mil processos em andamento no 1º grau e em torno de 21 mil no 2º grau. O desafio, segundo o presidente, não é reduzir a carga, mas sim diminuir o tempo de resolução dos processos. “Quanto maior a credibilidade maior a procura da população pela resolução de seus conflitos”, lembra o desembargador.
Rowilson destaca ainda que os esforços para ampliar o atendimento são feitos em várias frentes, desde a padronização de procedimentos, unificação de sistemas, como o PJe, até a convocação de novos magistrados.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, membros da diretoria, conselheiros, entre outros representantes da classe, já confirmaram presença à cerimônia no Tribunal.
Empossandos
Os juízes substitutos Lucas Niero Flores, Marisa de Almeida e Luciane Sanches foram nomeados pelos atos 1238, 1239 e 1240, publicados no Diário da Justiça do dia 31 de dezembro de 2014. Na solenidade seguirão o rito de posse que inclui leitura do termo, assinatura e juramento. Os magistrados também receberão a carteira funcional que os credenciam como juízes do Poder Judiciário de Rondônia.