Em encontro na OAB-RO, os alunos mostraram o projeto para o presidente Márcio Nogueira.
Estudantes de Direito da Universidade Federal de Rondônia, que vão representar o Rondônia na 30ª edição da competição universitária Vis Moot, na Áustria, foram recebidos pelo presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, nesta semana. Eles estão em busca de apoio, principalmente financeiro, para custear a viagem.
A competição reunirá estudantes e especialistas de vários países para participar da simulação de arbitragem comercial internacional em Viena, na Áustria. Considerado o maior evento do gênero, o Vis Moot inicia os participantes na prática da arbitragem comercial internacional e do Direito do Comércio Internacional.
Organizado pela Pace University (Estados Unidos), o evento propõe conflitos simulados e desafia as equipes a encontrarem soluções por meio da arbitragem que é uma forma de mediação sem a intervenção do Judiciário. A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.
Por esse motivo, a expectativa é grande entre os alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia. Durante a visita à sede da OAB-RO, em Porto Velho, os acadêmicos falaram sobre o projeto para o presidente Márcio Nogueira.
A equipe é composta por sete pessoas, entre estudantes de Porto Velho e também de Cacoal. Essa é a quinta participação da Universidade Federal no evento, segundo Julia Nogueira, estudante do 9º período. Para ela, é uma ótima oportunidade para levar o nome de Rondônia para outros países. “A UNIR é a única universidade de Rondônia que participa do Vis Moot”, afirma a acadêmica.
Márcio Nogueira, que já foi professor universitário, recebeu o projeto dos estudantes e reafirmou o incentivo da advocacia para os jovens advogados. Ele destacou que o tema é muito importante para todo o sistema de justiça, pois envolve uma das principais missões da advocacia: a resolução de conflitos. Então relação aos estudantes, Márcio destacou: “estamos orgulhosos. Esse é um evento tão importante e todo acadêmico que tiver a oportunidade, deveria participar de experiências como essa do Vis Moot, que acontece em Viena. Meus parabéns, sucesso e nos encham ainda mais de orgulho”, frisa.
Durante a reunião, os estudantes falaram sobre os custos da viagem que incluem taxa de inscrição, hospedagem e passagens aéreas e todo valor fica em torno de R$ 38 mil. De acordo com João Miguel, acadêmico do 5º período, eles estudaram bastante e estão preparados para representar o Estado lá em Viena, mas o principal problema é a questão financeira. “A parte mais difícil é chegar lá. Como a Unir é uma instituição federal existem algumas regras. Por isso o estudante tem que correr atrás do dinheiro”, finaliza o acadêmico.
O evento acontece em março. Para a viagem até a Europa, todo apoio é bem-vindo. As pessoas que queiram incentivar o futuro da educação do Estado de Rondônia, podem entrar em contato pelo número (69) 9 99915-1411 ou pelo Instagram @vismoot_unir. “Contamos com sua ajuda para poder participar da competição”, finaliza João Miguel.