A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) vai levar um representante da advocacia para dentro das escolas públicas em todo o estado, nesta quarta-feira, 10 de maio. O objetivo é falar sobre paz, cidadania, escola e família.
O evento ocorrerá durante todo o dia e contará com a presença do presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, e um advogado (a) voluntário que ministrará a palestra “Advocacia pela Paz nas Escolas” voltada para alunos do 6º ano do fundamental até 3º ano do ensino médio.
Conforme Márcio Nogueira, devido aos recentes casos de violência nas escolas, a OAB-RO buscou uma forma de colaborar para a formação cidadã e fomentar a educação em nossa sociedade. “Precisamos criar espaços para dialogar sobre a importância da cidadania, da convivência harmoniosa no ambiente escolar e do papel da família na formação dos nossos jovens. A OAB Rondônia está comprometida em promover ações que fomentem a reflexão e o engajamento da comunidade em prol da construção de um ambiente escolar mais justo e inclusivo”, afirmou.
O presidente ainda ressaltou que a ideia foi apresentada à secretária de estado da educação, que acatou e abriu as portas da escola para a advocacia. “Em todo o estado serão mais de 400 escolas, aproximadamente 200 mil estudantes impactados com esse projeto. Por isso, além de agradecer a Seduc por nos abrir as portas, fica o agradecimento a cada membro da advocacia por doar seu tempo para essa ação tão especial”, afirma.
A palestra será ministrada por um advogado voluntário, que abordará temas relevantes para o fortalecimento das relações entre escola e família, incentivando a cooperação e o respeito mútuo como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Este evento faz parte de uma série de ações promovidas pela OAB Rondônia com o intuito de levar a discussão sobre cidadania e direitos humanos para a comunidade escolar. De acordo com o conselheiro seccional João Bosco Machado de Miranda, a “ação ‘Advocacia pela Paz nas Escolas’ pretende ser uma iniciativa que contribua para a construção de um ambiente educacional pautado no respeito, na tolerância e na valorização da diversidade cultural e social”, afirma.
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitória Jeovana, uma das coordenadoras do evento, disse que todo o trabalho e voltado para levar a sensação de cidadania e paz aos estudantes. “A OAB Rondônia se colocou nessa posição de ser um instrumento de paz e estamos conseguindo envolver toda a advocacia, para se dispor a ir nas escolas falar de paz”, diz Vitória Jeovana.