Com uma extensa e brilhante carreira na advocacia e na Corte Eleitoral de Rondônia, o advogado Clênio Amorim Corrêa foi homenageado pelo Pleno do Conselho Seccional da OAB Rondônia, durante a sessão que elegeu os nomes para compor a lista sêxtupla para a vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO). “É um nome que enche de orgulho toda a advocacia rondoniense”, disse Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO.
Finalizando o seu quarto mandato como representante da advocacia na Justiça Eleitoral de Rondônia, Clênio Amorim Corrêa destacou a importância do cargo para aqueles que se dispõem a ocupar a cadeira da Corte Eleitoral. Disse ainda que a aquele que for nomeado pelo presidente da República “será o representante da advocacia”, mas que deve também se sentir parte da Corte durante o período em que estiver laborando lá.
Clênio Amorim já esteve na corte eleitoral do estado nos biênios de 1996/1998, 1998/2000 e 2018/2020 e 2021/2022 (este em curso ainda).
O presidente Márcio Nogueira e a secretária-geral Aline Silva aproveitaram a presença de Clênio Amorim Corrêa para entregar o processo física de inscrição originária. “Nesse processo que tenho aqui em minhas mãos tem muita história. Uma delas que me chama a atenção é que à época em que ele fez o pedido de inscrição originária, precisava apresentar um atestado de boa conduta. E quem atestou a boa conduta de Clênio Amorim foi Hugo Mota, o nosso número 1”, destacou o presidente da OAB-RO.
Ainda ao folhear os autos, Márcio verificou que Pedro Origa Neto foi o relator do pedido de inscrição. Ele ainda citou vários nomes e destacou a importância de se guardar a história.
Presente, a vice-presidente Vera Lúcia Paixão também prestou homenagens a “este profissional exemplar e experiente com grande folha de serviços prestados à advocacia”.
Clênio Amorim agradeceu e disse estar honrando com a homenagem e, principalmente, por ter “se empenhado ao máximo na Corte Eleitoral, levando o nome da advocacia”.
Carreira
Procurador do ex-Território Federal de Rondônia, defensor público, assessor jurídico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), advogado aposentado da União, advogado voluntário no TRE/RO, autor da obra ‘Eleições Municipais 1996/2000/2004’, e cartilha eleitoral ‘Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais’ 2014, recebeu comendas da Câmara Municipal de Porto Velho como título “Amigo de Porto Velho” e da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), com o título “Moção de Aplauso”, pela obra ‘Eleições Municipais 2000’.