Página Inicial / Advogado ex-engraxate, Luiz Carlos Teodoro assume presidência da Comissão de Direitos Humanos da OABRO

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), Márcio Nogueira, nomeou o advogado Luiz Carlos Teodoro como presidente da Comissão de Direitos Humanos. Com uma história inspiradora, o novo presidente da comissão é um exemplo de superação.

Um homem preto, de origem de família de baixa renda, Luiz Carlos Teodoro celebrou recentemente a conquista da carteira de advogado. Filho mais velho, ele começou a trabalhar como engraxate aos oito anos de idade para ajudar a mãe a cuidar dos quatro irmãos mais novos. Essa experiência moldou sua determinação e despertou o sonho de se tornar advogado. Apesar das dificuldades ele não desistiu, e conseguiu ingressar no ensino superior.

“Para estudar Direito na faculdade, tive que trabalhar em dois empregos para pagar as mensalidades e garantir minha sobrevivência, muitas vezes sacrificando meu sono. Houve momentos de dificuldade, incluindo a necessidade de trancar a faculdade e insucessos no FIES. No entanto, com fé e determinação, retomei os estudos, concluí o curso de Direito e, após algumas tentativas, finalmente passei no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), levando meu caixote de engraxate no dia do meu credenciamento.”

O novo presidente da comissão, além de possuir uma história de superação, possui forte atuação na gestão de conflitos agrários e em prol de associações situadas em áreas de disputas. Ele afirma que essa experiência o qualifica para liderar a comissão.

Em relação ao novo desafio à frente da Comissão, Luiz Carlos Teodoro reforça seu compromisso em dar continuidade às ações da comissão, monitorando de perto questões críticas relacionadas aos direitos humanos em todo o estado de Rondônia. “Continuaremos acompanhando denúncias, atuando em conflitos agrários e fiscalizando os sistemas prisionais e os centros de acolhimento no estado”, destacou.

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO atua no monitoramento de denúncias de violações dos direitos humanos, na garantia do tratamento digno dos detentos no sistema prisional, na proteção dos direitos das comunidades indígenas e prestando assistência às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

O advogado ressaltou ainda a importância de demandar respostas do Estado diante das tragédias no sistema prisional. Ele enfatizou que a comissão estará na vanguarda na defesa dos direitos humanos das comunidades indígenas e na proteção das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade socioeconômica.

Márcio Nogueira, presidente da OABRO, destacou que a OAB está sempre receptiva àquelas que estão aptos a transformar a advocacia e a sociedade e a Comissão de Direitos Humanos requer muita entrega. “Kelve Mendonça deixou um legado de grande atuação e Luiz Teodoro chega com a essa força para se dedicar ainda mais à causa, sendo um exemplo vivo de que a superação de desafios pessoais pode fazer diferença na promoção dos direitos humanos e da justiça social,” afirmou.