Por unanimidade, os conselheiros seccionais aprovaram, na 743ª Sessão do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), o nome do advogado Fernando Maia para ser o primeiro homenageado a receber a Medalha Heitor Magalhães Lopes. A escolha do nome do conselheiro federal foi uma sugestão do presidente Márcio Nogueira, em reconhecimento à longa e dedicada trajetória na OABRO, onde se destacou especialmente como diretor-tesoureiro em gestões consecutivas.
A medalha Heitor Magalhães Lopes foi aprovada pelo Conselho Pleno e passou a ser a maior comenda concedida pela Ordem rondoniense.
O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, enalteceu a escolha de Fernando Maia e destacou sua notável experiência e excelência profissional, fatores que foram fundamentais para a decisão unânime. “Fernando Maia tem sido um pilar fundamental na construção e fortalecimento de nossa instituição. Sua dedicação e contribuição para a advocacia merecem esse reconhecimento”, afirmou Márcio.
Ao longo de sua carreira na OABRO, Fernando Maia assumiu diversos cargos importantes, evidenciando seu comprometimento com a entidade e com a defesa dos direitos dos advogados. Nesta gestão, além de conselheiro federal, também foi nomeado vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas desta seccional, demonstrando seu engajamento em questões cruciais para a advocacia.
Em 1999, integrou a 3ª Comissão de Sindicância e Processo Disciplinar, e em 2000, foi selecionado para a Subcomissão de Vítimas e Crimes. Foi diretor-tesoureiro nas gestões de Andrey Cavalcante e Elton Assis.
“Seu histórico de atuação reflete sua dedicação e compromisso com a ética e a valorização da advocacia em Rondônia”, afirma o líder da advocacia rondoniense.
Márcio Nogueira ainda completa que Fernando Maia tem sido um agente significativo na promoção da justiça e no fortalecimento do exercício da advocacia. “A Medalha Heitor Magalhães é uma justa homenagem a um advogado que tem deixado sua marca na história da OABRO e que continua a ser uma referência para a advocacia no estado”, concluiu Nogueira.
A Medalha Heitor Magalhães segue o mesmo princípio da Medalha Rui Barbosa, que é concedida a cada três anos a advogados que contribuem significativamente para a advocacia rondoniense. É destinada a profissionais que se destacam pela excelência na prática da advocacia.
Conheça a trajetória de Fernando Maia pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia:
– Em 1º de janeiro de 2001, foi nomeado membro titular do Conselho Estadual no triênio 2001 a 2003.
– Em 7 de março de 2003, foi nomeado Diretor Tesoureiro desta seccional, com término em 31 de dezembro de 2003.
– Em 1º de janeiro de 2013, foi eleito Tesoureiro desta seccional para o triênio 2013 a 2015.
– Em 5 de novembro de 2014, o Presidente da OAB/RO, Dr. Andrey Cavalcante de Carvalho, através da Portaria 094/2014/PRES/OAB/RO, o nomeou como Presidente da Comissão Especial para análise do Regimento de Custas desta seccional.
– Em 17 de novembro de 2015, foi eleito para exercer o cargo de Diretor Tesoureiro da OAB/RO no triênio 2016-2018, com início em 1º de janeiro de 2016.
– Em 4 de julho de 2018, o Presidente Andrey Cavalcante, através da Portaria 079/2018/PRES/OAB/RO, o nomeou Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas desta Seccional.
– Em 16 de julho de 2018, considerando a Portaria n° 087/2018/PRES/OAB/RO, foi nomeado membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência desta Seccional.
– Em 19 de novembro de 2018, foi eleito Diretor Tesoureiro da Seccional Rondônia para o triênio de 2019-2021.