Advogado há 10 anos, João Paulo Messias Maciel é compliance officer e auditor de compliance. E ele foi o escolhido do presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, para presidir a Comissão de Compliance e Combate à Corrupção da Seccional.
Um dos pioneiros do Estado de Rondônia a estudar os pilares e os tipos de programas de compliance, bem como suas implantações nas organizações, ele ainda traz na bagagem a a carreira militar no Exército Brasileiro e também já foi procurador autárquico.
“O currículo do João Paulo está diretamente ligado ao que a comissão precisa para ser atuante, pois estamos diante de uma comissão que age institucionalmente e na sociedade. Acredito que teremos um trabalho profícuo”, destaca Márcio Nogueira.
Para o novo presidente da Comissão, os escândalos midiáticos envolvendo casos de corrupção e fraudes, tanto no setor público quanto no privado, “são a prova do crescente interesse do mundo sobre a construção de valores que interagem e influenciam a vida em sociedade. E é exatamente nesse cenário que surge o compliance, como mecanismo funcional de prevenção e detecção de atos ilegais e combate à corrupção”.
Ele ainda destaca que a Comissão de Compliance e Combate à Corrupção da OAB/RO atuará na busca da conscientização geral da sociedade acerca da necessária atuação ética, moral, honesta, transparente e íntegra, tanto no campo pessoal quanto organizacional.
“Agradeço a confiança e a deferência do presidente Márcio Nogueira em depositar tamanha responsabilidade em mim e na Dra. Érica Claudino, vice-presidente da Comissão. Certamente será um grande desafio não só para os membros da comissão, mas sim, para toda a advocacia, que deverá estar preparada para contribuir com a sociedade, na esperança de unidos construirmos um Brasil melhor, com mais ética e integridade”, finalizou.
Márcio Nogueira também agradeceu ao trabalho realizado pelo presidente do triênio 2019-2021, Marco Cesar Kobayashi.