O advogado de Brasília (DF) Pedro Calmon, de 78 anos, fez uma visita institucional, nesta terça-feira (1º), à Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). O profissional, que participou da instalação da magistratura do estado de Rondônia, foi recebido pelo presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, pelo secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro Neto, e pelo conselheiro federal Elton Fülber.
Calmon contou que discursou na solenidade de instalação da magistratura rondoniense a pedido do então presidente da Ordem do Distrito Federal, Safe Carneiro. O evento, em 1982, foi conduzido pelo primeiro presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Darwich Zacharias. O magistrado foi também o primeiro presidente da OAB/RO, estando à frente da entidade de 1974 a 1979.
No encontro, Andrey Cavalcante entregou ao advogado o livro “Trem Vivo”, que reúne crônicas e contos ambientados no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, escrito por Viriato Moura, Samuel Castiel e Yêda Borzacov. Já Eurico Montenegro Neto presentou Calmon com uma coletânea de discursos de Rui Barbosa. “Tenho um carinho muito grande por Rondônia e pela advocacia rondoniense. É quase uma segunda casa”, disse o advogado, ao agradecer.