Advogado Ricardo Turesso receberá Título Honorífico de Cidadão de Rondônia

Página Inicial / Advogado Ricardo Turesso receberá Título Honorífico de Cidadão de Rondônia

O advogado Ricardo Turesso irá se tornar um cidadão rondoniense. No próximo dia 23 de outubro, ele receberá o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia em sessão a ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), proposto pelo deputado estadual Delegado Lucas Torres.

“Ricardo Turesso é natural da cidade de Regente Feijó, no estado de São Paulo, e estabeleceu sua trajetória de vida e carreira em Rondônia desde 1986, comprometendo-se com a justiça, a educação jurídica e o respeito às instituições”, ressaltou o deputado.

Ex-conselheiro seccional da OABRO, Ricardo Turesso possui ampla experiência na advocacia, e inclui ainda passagens como oficial de cartório, juiz de direito e juiz do trabalho. Foi também professor universitário e continua a exercer advocacia, atendendo a clientes privados e prestando serviços “pro bono” para pessoas carentes.

O presidente Márcio Nogueira salientou que Ricardo Turesso se destacou por sua abordagem humanitária, equidade na justiça e ética no tratamento e respeito ao próximo. “Com uma carreira que abrange quase cinco décadas dedicadas à justiça, Ricardo Turesso é uma figura respeitada na advocacia rondoniense. Sua carreira tem um legado de inúmeras contribuições significativas para o sistema de justiça, educação e o bem-estar das comunidades em que serviu. Então, é mais que justa essa homenagem do nosso Parlamento estadual”, afirmou Márcio Nogueira.

Quem é Ricardo Turesso
Ricardo Turesso é nasceu na cidade de Regente Feijó, no estado de São Paulo, mas mudou-se para Porto Velho em 1982. Ele se formou em Direito na Faculdade de Direito de Presidente Prudente. Em 1982, mudou-se para Rondônia atuando na advocacia e à ordem dos advogados, onde exerceu o cargo de conselheiro da OABRO, em 1989.

Além disso, foi professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lecionando Processo Civil e Prática de Processo Civil. Ele colaborou também como professor na Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia (EMERON) e na Escola da Magistratura do TRT da 14ª Região (EJUD 14ª Região).

Entre os anos de 1990 a 1994, tornou-se Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia. Durante esse período, se destacou pela sua dedicação à questão das crianças e adolescentes, realizando audiências em locais inusitados, como hospitais e aldeias indígenas, além de sua contribuição para o estabelecimento do espaço do Tribunal de Júri na cidade de Guajará Mirim.

Posteriormente, Ricardo Turesso atuou como Juiz do Trabalho do TRT da 14ª Região, posição que ocupou de 1994 a 2014. Durante seu tempo no TRT, também fez parte da Comissão de Vitaliciamento de Juízes do TRT da 14ª Região.

Após sua aposentadoria, Ricardo optou por permanecer em Rondônia, onde retomou sua carreira como advogado em 2014. Além de atender clientes do setor privado, ele também dedica seu tempo a casos “pro bono”, nos quais, se houver honorários de sucumbência, esses são imediatamente direcionados para instituições filantrópicas ou de caridade, em um gesto de generosidade e responsabilidade social.