Após uma intensa atuação à frente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO), o advogado Rodrigo Rafael dos Santos pediu a exoneração do cargo. Sua gestão foi marcada pelo combate a irregularidades e na defesa da ética e da legalidade no exercício da advocacia em todo o estado.
Durante seu mandato, Rodrigo liderou uma série de iniciativas que visavam garantir a integridade da profissão e o respeito aos padrões éticos. Em conjunto com os membros da comissão, ele averiguou denúncias de práticas irregulares, como a captação ilícita de clientes e o exercício ilegal da advocacia, realizando a operação para coibir a continuidade das ações. Algumas delas, em conjunto com entidades policiais, protegendo tanto os interesses da sociedade quanto os da advocacia.
Já pelo diálogo, o advogado promoveu várias rodas de conversas tanto na Seccional, quanto nas Subseções, participou do acolhimento à jovem advocacia, esclarecendo a importância de atender as diretrizes no Código de Ética e Estatuto da Advocacia. A comissão ainda esteve presente na “Caravana Olho no Olho TED e Corregedoria”, que percorreu vários municípios para um diálogo mais intenso com a advocacia das subseções.
Para Márcio Nogueira, presidente da OABRO, ao deixar o cargo, Rodrigo Rafael dos Santos deixa um exemplo de dedicação e comprometimento com a Ordem e a advocacia. “Sua contribuição será lembrada e reconhecida como um exemplo de liderança”, afirma.