No primeiro dia de treinamento sobre o Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe), promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Rondônia (OAB/RO), na quinta-feira (27), vários advogados do interior e também funcionários das Subseções participaram ativamente dos treinamentos, ministrados pela advogada e e Diretora de Inclusão Digital da OAB/RJ, Ana Amélia Menna Barreto.
A Presidente da Subseção da OAB de Buritis, Ledi Buth, parabenizou a OAB pela iniciativa de trazer técnicos tão capacitados para dividir a experiência do PJe com os advogados de Rondônia. “O curso foi muito bom, a palestrante é ótima e interagiu bastante com todo. Após esse curso, vamos voltar sabendo um pouco mais desse sistema, pois agora temos uma base para começar a trabalhar. Ela nos indicou os caminhos a seguir e esses canais vão facilitar nossa rotina” declarou a Presidente.
João Valdivino dos Santos, de Presidente Médici, que atua há mais de 30 anos na advocacia, declarou que o treinamento foi muito importante para todos os advogados “porque todos nós tínhamos muitas dúvidas sobre o peticionamento eletrônico e vimos aqui pessoas habilitadas para nos orientar em como atuar no PJe”.
Ele ainda brinca e diz que pretende manter seu espírito “sempre jovem”, por isso está com a mente aberta para aprender e encarar novos desafios que o mundo moderno impõe, como a informatização. “É o mundo que vivemos. Devemos nos acostumar. Com certeza irei acompanhar a juventude com uma memória jovem e estou aberto a novas experiências”, declarou.
Gelson Batista de Oliveira, secretário da Subseção da OAB de Ouro Preto D’oeste falou que aproveitou bastante o treinamento e aprendeu muita coisa. Segundo ele, a partir da visão que teve com a professora, poderá ajudar bastante os advogados na Subseção. “O treinamento foi muito didático e muito importante. A professora nos fez muitos alertas e com essa orientação poderemos ajudar muito os advogados no dia a dia quando da operacionalização do sistema”.
Entre as dicas comentadas por Ana Amélia, está a de orientar os advogados a ter todos os documentos sempre a mão para não perder o tempo de cadastramento da inicial no sistema, declarou a secretária da Subseção da OAB de Ariquemes, Gislande Caetano da Silva. Ela diz que mesmo sem nunca ter acompanhado o processo, acredita que está preparada para auxiliar os advogados no peticionamento eletrônico. Da mesma opinião, a Secretária da Subseção de São Miguel do Guaporé, Cristiane Alves de Freitas.
Do interior vieram ainda funcionários da OAB de Presidente Médici, Jaru, Buritis, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Vilhena, Machadinho e Guajará-Mirim. No dia 28, sexta-feira, estão previstos os funcionários de Ji-Paraná e São Francisco do Guaporé.
“Quero agradecer a todos os Presidentes das Subseções que, independente da distância, atenderam ao nosso chamado e enviaram os colaboradoras para participar deste treinamento”, comentou Andrey Cavalcante, Presidente da OAB/RO.
Andrey ainda lembra, que o treinamento que aconteceu em Porto Velho é só o início deste processo de inclusão digital que a Seccional irá implantar em Rondônia. “Teremos um grupo de advogados que vai participar em Brasília de treinamento específico, e estes serão os multiplicadores do PJe em todo o Estado, por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia”, complementa Andrey.