Página Inicial / Advogados e PMs participam de palestra realizada pela OAB/RO sobre alta performance sob forte impacto emocional

Palestra foi realizada na OAB/RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO), realizou, na terça-feira (6) – véspera do feriado do Dia da Independência do Brasil – a palestra ‘Alta performance sob forte impacto emocional’. O evento, que teve o apoio a Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), contou com a presença de advogados, incluindo criminalistas, e de mais de 200 policias militares.

A palestra foi ministrada pelo administrador, pós-graduando em Gestão Empresarial, Enoque do Carmo. Após a realização da palestra, foi aberta a mesa de debates presidida pelo advogado criminalista, professor e presidente da Comacrim e Abracrim, Breno Mendes.

“Gostaria de agradecer a presença de todos neste evento tão grandioso que demonstra a união entre a advocacia e a Polícia Militar. Quero parabenizar a ESA, porque costumo falar que ainda não teve uma semana neste ano em que a ESA não tenha feito pelo menos um evento, de tão trabalhadora que é esta escola superior, que luta pelo aperfeiçoamento do advogado rondoniense. Dizer que no caso da advocacia, penso que não exista um ramo mais estressante do que o criminal, pois há uma nociva confusão com o advogado que nada mais é que o escudo do cidadão que está em defesa, com a própria pessoa, essa sim, muitas vezes, criminosa, mas nem sempre, porque o devido processo legal é que vai dizer se essa pessoa é realmente criminosa”, disse Maracélia Oliveira, vice-presidente da OAB/RO e presidente em exercício na ocasião.

Outro que manifestou suas congratulações à ESA e ressaltou a importância do evento foi Breno Mendes. “Em nome da Comacrim, quero parabenizar a toda a coordenação desta palestra e convidar para o próximo evento que será no dia 2 de dezembro, ocasião em que teremos o presidente nacional da Abracrim, Dr. Elias Mattar Assadi, para comemorar o Dia do Advogado Criminalista”.

O presidente da Comacrim ainda destacou que o evento mostrou a parceria entre a advocacia e a Polícia Militar. “Hoje é uma noite emblemática, porque temos aqui uma parceria entre as instituições. A Polícia Militar e a Ordem dos Advogados do Brasil são duas instituições extremamente sérias, importantes para a sociedade e estão unidas. Unidas ontem, hoje e amanhã. Estamos aqui para estarmos juntos, de braços dados para crescer ainda mais esta parceria entre advogado e policial militar. Também dizer que o tema de hoje é de suma relevância, uma vez que trata da alta performance no momento de impacto emocional. O advogado criminalista está a todo momento em forte impacto emocional. Da mesma forma que o policial militar está no dia a dia, com todas as dificuldades financeiras, de equipamento, enfim, de todas as ordens, tendo que buscar a alta performance”, salientou.

O coordenador de eventos da ESA, Daniel Mendonça, afirmou que a escola superior tem buscado uma maior interação no ensino continuado. “A Ordem dos Advogados do Brasil e a ESA têm feito isso, não só com os advogados, mas com toda a comunidade jurídica, que aqui se faz presente também, como a Polícia Militar. Vocês também são operadores do direito e é por isso que este evento é tão importante. Contem conosco, pois a ESA está à disposição de cada um dos senhores, para sempre proporcionar um crescimento intelectual que é necessário para o país”.

Mostrando satisfação com a iniciativa, o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Enedi Dias de Araújo, foi enfático em dizer que a PM e a OAB/RO estarão sempre juntas. “A Polícia Militar e os advogados precisam se aproximar mais. Parabenizo a ESA e a OAB/RO por esta iniciativa e a gente vai estar sempre junto. São instituições importantes para o crescimento da sociedade e para a garantia do Estado Democrático de Direito. Cada vez mais que a gente interagir, certamente o resultado vai ser sempre o melhor. Cada um vai entender o papel perante a sociedade do outro e assim ampliará a harmonia entre as instituições”, falou.

A entrada para a palestra foi 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade. A certificação para os participantes será feita pela ESA/RO, no total de 4 horas/aula.