O primeiro dia de treinamento sobre o Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe), promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Rondônia (OAB/RO), trouxe para a sede da entidade centenas de advogados que, ávidos por conhecerem melhor esse sistema, atenderam ao chamado da OAB/RO e participaram ativamente dos treinamentos, nas duas turmas do dia 27.
O treinamento continua nesta sexta-feira (28), com a advogada e Diretora de Inclusão Digital da OAB/RJ, Ana Amélia Menna Barreto e conta ainda com a equipe de apoio da Certisign – autoridade certificadora -, do Coordenador de Certificação Digital do PJe junto ao Conselho Federal da OAB, João Luiz Chaves Couto e Luis França, Coordenador de Certificação Digital da OAB/RJ. Eles orientam e auxiliam os advogados a adquirir pela internet o certificado digital e já fazem a validação do certificado aos advogados na sede da Seccional.
Como metodologia do curso, Ana Amélia, de forma bastante didática e dinâmica, apresentou um passo a passo de partes importantes do sistema, entre eles o cadastramento do advogado e envio de petição inicial, acompanhamento processual, intimações, agendamento de prazos e como devem ser as audiências do PJe.
“Não poderíamos ter melhor professora. A doutora Ana Amélia interagiu bastante com o público, passou uma série de vivências, uma vez que já está envolvida com o PJe no Rio de Janeiro há três anos, passou dicas importantes aos profissionais e certamente desmistificou muitos mitos quanto ao sistema”, declarou o advogado Walter Airam, Presidente da Comissão de Tecnologia da OAB/RO.
Morel Marcondes Santos, há mais de sete anos na advocacia, declara que será um desafio o novo sistema, mas veio hoje ao treinamento e voltará na turma do dia seguinte, para se aprofundar mais. “São muitos os caminhos e certamente as dúvidas existirão, mas o curso já abriu alguns horizontes e nos estimula a usar o sistema. Volto amanhã e trago meu auxiliar para que possamos nos inteirar ainda mais”, afirmou o advogado.
Andrey Cavalcante, Presidente da OAB/RO, faz questão de agradecer o apoio do Conselho Federal da OAB, na pessoa do Presidente Marcos Vinicius Furtado, que prontamente manifestou toda a disposição em ajudar a realizar os treinamentos e ao Presidente da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Henry Clay Andrade. “Uma clara demonstração da preocupação da atual gestão da OAB nacional de promover a inclusão digital dos advogados em todo o país. E não se furta em dar apoio a todas as Seccionais, especialmente as mais distantes dos grandes centros, nos oportunizando a vinda de profissionais altamente capacitados e experientes, como temos aqui a Doutora Ana Amélia e o Coordenador de Certificação Digital do PJe junto ao Conselho Federal da OAB, João Luiz Chaves Couto”, declarou Andrey.