Os advogados Clênio Amorim Corrêa, Edson Bernardo Andrade Reis Neto, Juacy Dos Santos Loura Júnior, Paulo Rogério José e Sidney Duarte Barbosa foram eternizados na galeria de ouvidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), inaugurada na terça-feira (07/11), na sede do órgão, em Porto Velho.
Eles ocuparam o cargo do ouvidor no período em que estavam como juiz da Corte Eleitoral, como representantes da advocacia. A solenidade realizada no tribunal marcou a inauguração das Galerias de Corregedores e Ouvidores e também a revitalização das Galerias de Presidentes do Tribunal e de Diretores da Escola Judiciária Eleitoral.
Para o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, a galeria é um reconhecimento a toda a advocacia e, principalmente, ao trabalho sério e abnegado dos juristas na Corte Eleitoral. “A OABRO tem concentrado no diálogo e em relações institucionais construtivas, sempre com a responsabilidade de indicar lista de profissionais qualificados para integrar a Corte Eleitoral. Quando um dos nossos é nomeado para outro cargo, além de jurista, é a prova de que temos realizado um trabalho muito bom e o reconhecimento é exatamente na forma de atuação na Corte Eleitoral. Parabéns aos homenageados, todo o reconhecimento é merecido”, destaca.
Os advogados homenageados ocuparam o cargo de ouvidor nos seguintes antes: Paulo Rogério José, 2010-2011 e 2018-2019; Sidney Duarte Barbosa, em 2012; Juacy Dos Santos Loura Júnior, 2012-2014 e 2015-2016; Edson Bernardo Andrade Reis Neto, 2021-2022; e o Clênio Amorim Corrêa, em 2022.
As galerias, estrategicamente instaladas nos principais corredores da sede do TRE de Rondônia, têm como objetivo preservar a memória institucional, reconhecendo o legado das personalidades que desempenharam papéis cruciais na história da Justiça Eleitoral rondoniense.
Juacy Loura Júnior, um dos homenageados, ressaltou a importância da união das instituições na contribuição da consolidação da democracia no estado. “Esta homenagem consolida o reconhecimento da importância vital das contribuições dos juristas para a consolidação da democracia no estado”, disse.
Clênio Amorim destacou a relevância do papel desempenhado pelos Ouvidores na construção do caminho sólido da Justiça Eleitoral em Rondônia. “A criação da galeria não apenas realça a trajetória dos cinco advogados eleitos como juristas e atualmente ocupando a função de Ouvidores, mas também reforça o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia com a preservação de sua rica história”.