Página Inicial / Advogados são agraciados com Título de Cidadão Honorário e Medalha de Mérito Legislativo em Rondônia

Os advogados Delson Fernando Barcellos Xavier e Ricardo Turesso foram agraciados com os Títulos Honoríficos de Cidadãos Honorários e Medalhas de Mérito Legislativo. Concedida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), a honraria foi concedida em reconhecimento às contribuições e carreiras dos profissionais.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), Márcio Nogueira, ressaltou que a concessão desses títulos e medalhas destaca o comprometimento desses profissionais com a promoção da justiça em Rondônia. “Esse reconhecimento aos nossos profissionais evidencia o respeito do parlamento estadual à nossa categoria, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do estado. Delson Xavier e Ricardo Turesso são nomes fortes e que tem atuado de forma íntegra. Suas realizações e dedicação servem como inspiração a todos”, destaca o presidente da OABRO.

Autor da proposta, o deputado Lucas Torres salientou que essas honrarias vão além de meros símbolos, representando um profundo respeito e apreço pela dedicação exemplar de ambos à comunidade e ao estado.

Conheça os homenageados

Delson Fernando Barcellos Xavier possui uma carreira acadêmica e profissional no campo do Direito que abrange três décadas. Ele é professor e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com bacharelado pela UFRJ, mestrado pela UFMG e doutorado pela UERJ. Além disso, atuou como Procurador do Município de Porto Velho.

Ricardo Turesso formou-se em Direito em Presidente Prudente e mudou-se para Rondônia em 1982. Ele atuou como advogado e serviu como conselheiro da OABRO em 1989. Lecionou na UNIR e na Escolas de Magistratura. Entre 1990 e 1994, desempenhou a função de Juiz de Direito no Tribunal de Justiça de Rondônia e, posteriormente, atuou como Juiz do Trabalho no TRT da 14ª Região de 1994 a 2014. Após aposentar-se em 2014, retomou a advocacia, dedicando-se também a casos “pro bono” e direcionando honorários para instituições de caridade.