Acontece nesta quarta-feira (27), no Clube do Advogado de Rondônia, em Porto Velho uma ação especial para conscientizar os advogados sobre a importância em se prevenir contra o câncer de próstata. A campanha da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) é promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), com início a partir das 19h30 e faz parte da programação do “Novembro Azul”, que visa a ampliar a conscientização junto aos homens para que se previnam contra a doença.
Dentro da programação, haverá uma palestra educativa com o médico Antônio Nunes Lopes e, paralelamente, serão realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial pela enfermeira da CAARO. Os advogados que foram ao evento receberão uma senha para realizar o exame de PSA no laboratório Pró-Vida (parceiro da CAARO).
“Queremos convidar os advogados de Porto Velho e aqueles colegas que estiverem de passagem na capital para prestigiar o evento e dedicar uma parte do seu tempo para cuidar da saúde. Nós queremos nesse evento chamar a atenção para os cuidados que devemos ter com a nossa saúde, pois na maioria das vezes, sempre deixamos a nossa saúde de lado”, declarou Manoel Veríssimo, Presidente da CAARO.
Ao final da programação, haverá uma confraternização com os advogados proporcionada pela CAARO.
Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.
Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.