Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

ALE derruba veto de governador ao projeto de lei sobre piso salarial de advogados

Página Inicial / ALE derruba veto de governador ao projeto de lei sobre piso salarial de advogados

Ouça a versão em áudio

OAB atuou junto à bancada estadual para mostrar a importância da derrubada do veto do Executivo

Os deputados estaduais derrubaram por unanimidade o veto do governador do Estado, Marcos Rocha, ao Projeto de Lei n. 1123/18, que trata sobre o estabelecimento de piso salarial para advogados que trabalham em empresa privada. O PL foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) em abril, mas, nesta semana, o governador vetou-o.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, ressalta que diante do veto do Governo do Estado a OAB/RO interveio junto à ALE para reverter a situação. “Ficamos surpreendidos com o veto do governador, porque o projeto foi enviado à Assembleia pelo Poder Executivo”.

Segundo o projeto aprovado, o piso salarial do advogado deve ser de R$ 1.800,00 para uma jornada de trabalho de quatro horas diárias ou 20 horas semanais e de R$ 3.100,00 para jornada de oito horas diárias ou 40 horas semanais.

Elton Assis agradeceu à ALE pela aprovação do Projeto de Lei e pela votação para manter o piso salarial como aprovado pelos deputados. “A aprovação do piso salarial é uma importante conquista para toda a categoria, mas especialmente para a jovem advocacia, que representa a maioria dos advogados em nosso Estado”.

O presidente da ALE, Laerte Gomes, ressaltou que os deputados entenderam a importância do projeto para os advogados. “A Assembleia mais uma vez se coloca ao lado da sociedade. Essa Casa faz justiça votando essa matéria e derrubando esse veto”.

Para o secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, a derrubada do veto fortalece a advocacia rondoniense. “É a primeira vez que temos um piso salarial, que foi estipulado conforme média nacional. Pagando um valor justo, o advogado tem condições de se manter atualizado e assim toda a sociedade é beneficiada”.

O deputado Adelino Follador, relator do projeto, emitiu parecer favorável à derrubada do veto. “Este projeto não impacta em nada o Governo do Estado. Para mim, é uma satisfação votar a favor de uma categoria tão importante”. Ele também parabenizou o presidente da ALE pela iniciativa de apreciar a matéria com celeridade.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), Larissa Rodrigues, salienta a relevância da aprovação do projeto de lei e da derrubada do veto do governador. “Os jovens advogados são os mais afetados pela falta de um piso salarial. Estabelecer um valor mínimo vai contribuir muito com a advocacia”.

Para o presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo, Oscar Dias Neto, a votação mostrou a boa relação das duas instituições e a deferência em relação à advocacia. “O advogado é fundamental à administração da justiça. Por isso, é tão importante valorizar a categoria”.

“A bandeira de majorar o salário dos advogados em Rondônia é uma luta antiga da Seccional”, destaca o conselheiro federal Andrey Cavalcante. “Para mim, ver a sensibilidade de nossos parlamentares em aprovar o projeto é motivo de muita alegria. Pois, este resultado é fruto do trabalho da nossa OAB, que atua firmemente junto às instituições e os poderes constituídos para garantir o fortalecimento e valorização dada classe”.

A conselheira federal Franciany de Paula fala que o respeito pela advocacia foi demonstrado nesta votação. “É reconhecer o mínimo de dignidade ao advogado. É reconhecer que o advogado é indispensável à administração da Justiça e que, por isso, merece ser devidamente remunerado”.

Para o conselheiro federal Alex Sarkis, com a derrubada do veto, o advogado empregado terá um valor mínimo que possa dar guarida a seus deveres econômicos. “Foi uma grande vitória para toda a advocacia rondoniense”.

O conselheiro federal por Rondônia, Juacy Loura Júnior afirma que a Assembleia mostrou que está aliada com os anseios da advocacia. “Os deputados foram atenciosos e deram à advocacia o devido respeito, sobretudo, votando esta matéria”.

A votação contou com a presença de diversos advogados.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone