A doutora em Direito Penal e membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Alice Bianchini, confirmou presença na Conferência Estadual da Mulher Advogada e irá ministrar a palestra “Quebrando paradigmas sobre o feminismo. Os estereótipos”. O evento será nos dias 29 e 30 de setembro deste ano, em Porto Velho.
A conferência, promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Rondônia, em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e com o apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), já tem as presenças confirmadas da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, e da vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira.
“Temos o objetivo de promover uma maior participação das advogadas na instituição e também a defesa e o fortalecimento da advocacia feminina. Será uma honra receber a doutora Alice Bianchini para discutir as ações que fortalecerão a valorização da mulher em vários aspectos”, pontua Renata Fabris, presidente da OAB Mulher em Rondônia.
Alice Bianchini é doutora em Direito penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Teoria e Análise Econômica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul-SC) e em Direito Penal Econômico Europeu, pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Foi professora do Departamento de Direito Penal da USP e do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban-SP). Leciona em diversos cursos de especialização. Autora de vários livros e de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, dentre eles, Lei Maria da Penha: Lei 11.340/2006: aspectos assistenciais, protetivos e criminais da violência de gênero. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
Ano da Mulher Advogada
O Conselho Federal da OAB proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada. O objetivo é voltar os esforços para à implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, aprovado pela entidade no ano passado, com diversas ações que garantem a efetiva participação das profissionais na Ordem e a proteção de suas prerrogativas. Desde o início do ano, a Seccional, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem promovendo uma série de ações em todo o estado.