O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou, na noite desta quinta-feira (05), da solenidade de colação de grau da turma do curso de Direito da Faculdade Farol em Rolim de Moura, onde foi convidado para ser Patrono.
Acompanhado do presidente da subseção da OAB em Rolim de Moura, Ronny Ton Zanotelli, Andrey Cavalcante, agradeceu o convite afirmando que a defesa e valorização do advogado iniciam na faculdade, e que a Seccional desenvolve todo um trabalho pensando nos futuros profissionais que irão ingressar na advocacia.
Em discurso como Patrono da turma, Andrey falou aos bacharéis que é uma honra ter a possibilidade de contribuir, como padrinho, na orientação dos próximos passos desta caminhada que começa agora para cada um dos formandos, e afirmou aos pais que “Aqui se celebra o sucesso da educação que deram aos seus filhos. Eles estão criados, bem criados. Daqui haverão de partir para conquistar o mundo”.
O presidente da OAB/RO lembrou a importância de escolher os próprios valores, mas conviver em harmonia com as escolhas alheias, e ainda ressaltou sobre o atual momento em que vive o país. “Nada há que justifique, porém, o que o país vivencia hoje, em uma eurritmia absurda, com a repetição de tudo aquilo que nos deveria indignar, mas que, mesmo absurdo, acaba incorporado ao cotidiano de todos nós. A corrupção deflagrou uma crise moral que se alastra do político que negocia o mandato e o voto até o motorista que tenta subornar o guarda. A corrupção não pode ser tolerada, qualquer que seja o nível”.
Andrey também reafirmou o apoio incondicional da OAB/RO aos novos bacharéis, sobretudo, aos que iniciarem na profissão de advogado. “Estejam certos de que a OAB está de braços abertos para recebê-los. Para incorporar, com satisfação, cada um ao seleto grupo de profissionais absolutamente qualificados que a integram. E a lhes oferecer todos os avanços conquistados por quase um século de lutas, especialmente para os jovens advogados”.
Os bacharéis explicam que a escolha foi unânime pela turma como forma de agradecimento pela postura democrática e transparente do presidente à frente da OAB/RO, além do apoio incondicional dedicado também a todos os acadêmicos, como na realização da Semana Jurídica da Farol, em outubro de 2013, evento organizado pela turma em questão.
Dos 45 novos bacharéis, 18 já estão aprovados no Exame de Ordem e foram credenciados nesta sexta-feira (06), em solenidade realizada na subseção da OAB em Rolim de Moura.
Também participaram da solenidade o diretor da Farol, Eder Junior Matt, a sócia administradora da Farol, Maria de Lourdes Castro Berttiol, o professor e coordenador do curso de direito da Farol, Vanderlei Casprechen, o professor paraninfo da turma, Cláudio Gomes da Silva, o professor homenageado com o nome da turma, Vanderlei Kloos, a secretária acadêmica da Farol, Kelly de Almeida Scalzer, a professora mestra Julinda da Silva, familiares e amigos dos bacharéis.
Confira, abaixo, a íntegra do discurso do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante:
DISCURSO PATRONO ANDREY CAVALCANTE
FORMATURA – DIREITO – FAROL – ROLIM DE MOURA. 05.03.2.015.
Senhoras e Senhores, caríssimos formandos.
Quero, preliminarmente, agradecer, orgulhoso, pelo convite que me trouxe aqui, para falar como patrono desta turma de formandos que me honrou com a escolha.
Honra-me, sobremaneira, a possibilidade de contribuir, como padrinho, na orientação dos próximos passos desta caminhada que começa agora para cada um dos formandos.
Quero dividir meu sincero orgulho com os pais, aos quais parabenizo pela por esta vitória que também é sua. Somos nós que estamos aqui no palco, mas esta noite é de vocês.
Aqui se celebra o sucesso da educação que deram aos seus filhos. Eles estão criados, bem criados. Daqui haverão de partir para conquistar o mundo.
Apertem os cintos e respirem fundo.
Caros formandos.
Recorro a um ensinamento de George Washington para lembrar que a distância que se pode percorrer na vida depende da ternura para com os jovens, compaixão e respeito pelos idosos, solidariedade para com os esforçados e tolerância para com os fracos e fortes, porque chegará o dia em que cada um de nós haverá de ter sido um deles.
Apresento-me aqui absolutamente despido de qualquer paixão político-partidária.
Minhas bandeiras são o direito, a advocacia e a OAB. Integro-me à trincheira na defesa das liberdades democráticas, da luta pelos princípios constitucionais e pelo fortalecimento institucional do país, do respeito aos advogados e do pleno acesso à justiça para todos.
Lembro um discurso proferido na UERJ pelo então advogado e professor Luiz Roberto Barroso, no qual fez uma comovente defesa da tolerância, da capacidade de compreender e tolerar aquele que é diferente.
Lembrou a importância de escolher os próprios valores, mas conviver em harmonia com as escolhas alheias.
Ele disse não acreditar em verdades absolutas, em dogmas que não podem ser questionados, mas na razão, na capacidade de compreender e justificar fenômenos e ações.
Nada há que justifique, porém, o que o país vivencia hoje, em uma eurritmia absurda, com a repetição de tudo aquilo que nos deveria indignar, mas que, mesmo absurdo, acaba incorporado ao cotidiano de todos nós.
A corrupção deflagrou uma crise moral que se alastra do político que negocia o mandato e o voto até o motorista que tenta subornar o guarda.
Não há outro caminho para mudar essa cultura das transgressões que o do respeito às leis. Sem ele não haveremos de chegar a um país economicamente desenvolvido e socialmente mais justo.
Sem corruptos e corruptores. Isso tem que se aplicar às negociações entre poderosos e entre os pequenos desvios.
A corrupção não pode ser tolerada, qualquer que seja o nível.
Se ela chega a dimensões tão escancaradas em nosso país é impossível acreditar que as leis estão sendo cumpridas.
Ela, na verdade, está envenenando as entranhas da sociedade e nos conduzindo inapelavelmente à destruição, à desagregação moral.
É contra tudo isso e em benefício de todos nós que temos o dever de nos insurgir. E não há melhor sinal de esperança do que aqueles partidos desse conjunto de formandos.
É sobre os ombros de cada um de vocês que repousam nossos mais acalentados sonhos com um melhor.
Estejam certos de que a OAB está de braços abertos para recebê-los. Para incorporar, com satisfação, cada um ao seleto grupo de profissionais absolutamente qualificados que a integram.
E a lhes oferecer todos os avanços conquistados por quase um século de lutas, especialmente para os jovens advogados.
Estejam certos também que, em lá chegando, cada um de vocês o terá conseguido por seus próprios méritos, por sua capacidade, conhecimentos, força e determinação.
Pela superação de barreiras exatamente iguais àquelas enfrentadas por cada um de vocês nessa jornada vitoriosa.
Muito obrigado.
Confira galeria de fotos da solenidade: