Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Andrey Cavalcante, Marcos Vinicius Furtado e Presidente Nacional do PMDB tratam da sobre a Reforma Política do país

Página Inicial / Andrey Cavalcante, Marcos Vinicius Furtado e Presidente Nacional do PMDB tratam da sobre a Reforma Política do país

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, intermediou uma reunião entre o Presidente Nacional do PMDB, Senador Valdir Raupp com o Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. A reunião aconteceu na sede da OAB nacional em Brasília na manhã desta terça-feira (08). Na pauta, apresentar as propostas da OAB quanto a Reforma Política Eleitoral, especialmente a que trata do fim da doação às campanhas políticas por empresas privadas e temas de grande importância para a valorização da advocacia do país.

“É chegada a hora combatermos não apenas as consequências dos problemas políticos, mas principalmente as causas. A proibição do financiamento de campanhas por empresas é a principal medida defendida pela nossa entidade a nível nacional, isto para evitar o abuso do poder econômico na política brasileira. As empresas devem ficar distantes das campanhas eleitorais, para que o político seja alguém que efetivamente preste contas à sociedade que o elegeu e não aos financiadores de campanhas”, declara Andrey.

Quanto aos temas institucionais para a advocacia, os membros da OAB pediram apoio do Senador para apoiar e pedir a celeridade na tramitação de projetos que trazem benefícios incalculáveis aos profissionais em todo o país. Entre eles, a votação do Projeto de Lei Suplementar 467/08, que altera a Lei Complementar 123/06, e trata da inserção da advocacia entre as atividades beneficiadas pelo Simples Nacional. O Projeto atualmente está na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação Comunicação e informática do Senado.

“Milhares de advogados ainda se encontram na informalidade porque não contam com um regramento jurídico que inclua a sua situação tributária”, destaca Marcus Vinicius. Dados indicam que quase 800 mil advogados brasileiros se organizam em regime de micro, pequenas e médias sociedades, e por isso acabam pagando mais impostos que aqueles que trabalham sozinhos.

Outra proposta de igual relevância discutida com o Senador foi do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2008, atualmente na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que criminaliza os atos de violação às prerrogativas dos advogados. De acordo com o projeto, os Conselhos Seccionais poderão solicitar ao Delegado de Polícia competente a abertura de inquérito policial por violação das prerrogativas dos advogados.

“O desrespeito às prerrogativas dos advogados é um problema enfrentado por todas as Seccionais. Temos na pessoa do nosso Presidente Marcos Vinicius todo empenho em amenizar esse problema em todo o país. A aprovação desse projeto de lei é fundamental para continuar garantindo o direito a defesa dos cidadãos”, pontua Andrey.

Ainda na pauta de reunião, foi apresentado ao Senador Raupp o grande problema vivido pelos profissionais da advocacia que atuam na área trabalhista, porém não recebem os honorários de sucumbência. A extensão dos honorários de sucumbência para os advogados trabalhistas é estabelecida no Projeto de Lei 3392 de 2004, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Como a aprovação pela CCJ se deu em caráter terminativo, a proposta deveria ser remetida diretamente para o Senado Federal, sem necessidade de análise pelo plenário da Câmara, mas foi apresentado um recurso para que a matéria seja votada em plenário.

O Presidente nacional do PMDB, Senador Valdir Raupp, mostrou-se bastante sensibilizado com o clamor dos membros da OAB e simpático às propostas. O Senador garantiu dedicar empenho da bancada do PMDB para acelerar a tramitação desses projetos no Senado e na Câmara. Quanto a reforma política, declarou que ela é necessária ao país e fundamental para garantir o equilíbrio nas disputas políticas.

Andrey Cavalcante agradeceu a disposição do Senador em atender ao pedido pessoal que lhe foi feito e participar dessa importante reunião que serviu para apresentar um panorama dos maiores problemas vividos pela advocacia, não só de Rondônia, base eleitoral do Senador, mas de todo o país.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone