Durante visita institucional à Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), o presidente Andrey Cavalcante visitou o Fórum Cível, 2ªVara Criminal, 2ª e 3ª Varas Cíveis e Juizado da Infância e Juventude.
Acompanhado pelo secretário-geral da OAB/RO, Michel Fernandes Barros, o vice-presidente da Subseção de Vilhena, Fernando Cesar Volpini, o secretário-geral da Subseção, Estevan Soletti e o conselheiro estadual, Agenor Martins, Andrey Cavalcante foi recebido primeiramente pelo promotor de justiça Elicio de Almeida Silva e o juiz de direito Adriano Lima Toldo.
A visita teve por objetivo estreitar laços entre OAB e magistrado visando uma melhor prestação jurisdicional, além de firmar apoio quanto ao treinamento e divulgação da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na comarca.
O presidente Andrey Cavalcante, explicou que a partir de outubro dará início a um extenso calendário de treinamento em todas as suas Subseções e na sede da Seccional em Porto Velho, onde o curso será ministrado pelo especialista Felippe Roberto Pestana, coordenador de capacitação do PJe da OAB/RO, preparando os advogados para utilização do sistema, esclarecendo as dúvidas e garantindo o conhecimento necessário à utilização dessa ferramenta tecnológica.
O juiz Adriano Lima Toldo, fez questão de parabenizar a atuação da Ordem por esta aproximação com os profissionais, levando mais segurança, já que a inclusão digital proporcionará mais agilidade possibilitando uma resposta rápida ao jurisdicionado.
A visita institucional também serviu para tratar da reforma das salas dos advogados no Fórum Cível na Justiça Federal, na sede da Subseção de Vilhena e na Vara do Trabalho. A previsão é que num prazo de 60 dias, os profissionais passarão a usufruir das novas instalações com um padrão de mobiliário e equipamentos tecnológicos de ponta, voltados a garantir um ambiente mais humanizado, confortável e dotado de instrumentos necessários para que os advogados tenham acesso facilitado tanto ao PJe quanto os demais sistemas eletrônicos do Judiciário brasileiro.
No Juizado da Infância e Juventude, ao receber os representantes da OAB, a juíza Sandra Beatriz Merenda fez questão de destacar o bom relacionamento com os profissionais da advocacia, que são muito bem recebidos na comarca, e que fazem um trabalho eficiente junto aos jurisdicionados.
Outro tema pontuado na visita, foi a campanha lançada pelo Conselho Federal e abraçada pela Seccional Rondônia em Favor dos Honorários Dignos, onde o juiz de direito da 3a Vara Cível, Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, destacou que infelizmente ainda falta conscientização de muitos magistrados que acabam aviltando os honorários dos profissionais.
O presidente da OAB/RO, parabenizou os magistrados pela atuação na Comarca e reforçou o apoio da entidade em favor das causas que fortaleçam o judiciário e consequentemente, a advocacia e o jurisdicionado como um todo. “Nossa OAB está irmanada com as instituições para garantir celeridade processual e a utilização de mecanismos que visem fortalecer ainda mais a advocacia em nosso Estado e o acesso a Justiça a todos os cidadãos”.