Andrey entrega minuta de cooperação entre Cremero e OAB ao CFM

Página Inicial / Andrey entrega minuta de cooperação entre Cremero e OAB ao CFM

Na tarde desta terça-feira (23), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante recebeu a visita de todos os membros da Diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os membros fizeram questão de fazer a visita para parabenizar OAB/RO pelo trabalho que a entidade vem desempenhando, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), na defesa da cidadania. Na oportunidade, Andrey Cavalcante entregou a minuta do Termo de Cooperação que será firmado em breve entre OAB/RO e Cremero. O Termo tem o principal objetivo de garantir a legitimidade nas ações propostas pelo Cremero em defesa da sociedade e das suas garantias constitucionais.

Estiveram presentes a reunião Roberto D’avila, Presidente do CFM, Carlos Vital Corrêa Lima, 1º Vice-Presidente, Henrique Batista e Silva, Secretário Geral, Gerson Zalafon Martins, 2º Secretário, José Hiran Gallo, 1º Tesoureiro, Dalvélio Madruga, 2º Tesoureiro, Josér Fernando Vinagre, Corregedor e Alessandro Bulhões, Assessor Jurídico.

“Estamos aqui para parabenizar o trabalho que a sua gestão vem executando, pois em apenas quatro meses, já se mostrou parceira de várias entidades sempre com o objetivo de defender a sociedade. Essa minuta será encaminhada para todos os nossos Conselheiros Regionais com a nossa recomendação de que acordos dessa natureza sejam firmados nas demais regionais em conjunto com a OAB, pois a proposta deixará a nossa entidade com mais poder”, comentou Roberto D’avila.

O Presidente do CFM também comentou das lutas históricas da OAB em defesa da democratização, liberdade e dignidade da pessoa humana. Salientou ainda que irá propor um termo de cooperação nos mesmos moldes ao Conselho Federal da OAB. Com essa parceria só quem tem a ganhar é a sociedade, uma vez que a OAB tem todas as garantias e legitimidades constitucionais para propor Ações Civis Públicas, por exemplo, que possam garantir o cumprimento dos direitos mínimos pelo Estado, especialmente quanto ao acesso a saúde.

Hiram Gallo aproveitou para lembrar que houve um tempo em que a OAB/RO sempre estava junto ao Cremero nas visitas e inspeções para averiguar o cumprimento dos direitos humanos e das demais garantias constitucionais. “Nessa gestão pudemos resgatar essa parceria e já obtivemos resultados fantásticos, especialmente no caso dos pacientes que estavam em condições desumanas na unidade psiquiátrica do Hospital de Base”, lembrou.

Para Andrey, essa proposta só vem fortalecer a proposta da atual gestão da OAB/RO de ser o braço forte da sociedade. “A assinatura deste termo será feita com ampla divulgação, pois queremos que a sociedade saiba que o Cremero terá ao seu lado a OAB para lutar pelas causas sociais e pela busca de uma saúde melhor para nosso Estado”, finaliza.

Jubileu de Ouro do Cremero
À noite, Andrey Cavalcante prestigiou o evento de abertura da comemoração do Jubilei de Ouro do Cremero. Como parte da programação, houve o lançamento do livro, escrito pelo médico e escritor Viriato Moura, que trata da história da medicina em Rondônia nesses 50 anos. Também aconteceu a inauguração da galeria de conselheiros e memorial iconográfico do cinquentenário da entidade.

“A OAB Rondônia sente-se honrada em partilhar esse momento tão importante para o nosso Estado que é a comemoração da criação desta entidade que muito contribuiu, nestes 50 anos, para o aperfeiçoamento da medicina no Estado, primou pela disciplina, orientação e fiscalização com o único objetivo de garantir profissionais qualificados e preparados para exercer a medicina nas suas mais variadas especialidades e de forma mais humanizada”, resumiu Cavalcante.

Fonte da Notícia: Acessoria Imprensa