Página Inicial / Aplicativo da OAB recebe centenas de denúncias de Caixa 2 em eleições municipais

19.08-Elton-AssisA Ouvidoria-Geral da OAB consolidou na última semana os dados referentes ao aplicativo desenvolvido pela Ordem para monitorar denúncias de suspeita de Caixa 2 nas eleições municipais deste ano. No total, 723 manifestações foram enviadas à ouvidoria por meio do aplicativo, 215 delas acompanhadas de mídias anexadas. Do total, 496 manifestações (68,18%) passaram pela primeira triagem da Ouvidoria, quando são visualizados elementos mínimos para o prosseguimento da denúncia.

Também participaram da reunião o diretor-tesoureiro do Conselho Federal, Antonio Oneildo Ferreira e o presidente da seccional de Rondônia, Andrey Cavalcante.

“Conseguimos barrar o financiamento empresarial em partidos e candidatos, forçando as campanhas a serem menos midiáticas e mais propositivas. Foi de grande contribuição. Graças ao aplicativo, transformamos nossos cidadãos em fiscais eleitorais, aumentando o engajamento e dificultando ainda mais o trabalho daqueles que ainda pretendem deturpar a democracia. Voto não tem preço, tem consequência. Precisamos cada vez mais do envolvimento da sociedade brasileira e de todas as nossas instituições para assegurar eleições limpas em que prevaleça o debate de ideias e não a pirotecnia patrocinada com dinheiro ilícito”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

O ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, aproveitou a consolidação dos dados referentes a denúncias de Caixa 2 eleitoral para divulgar também o resultado do índice de respostas da ouvidoria. No último trimestre, 97,9% das demandas foram respondidas e encerradas dentro do prazo de 15 dias. “O compromisso da Ouvidoria-Geral é garantir, cada vez mais, que as demandas dos usuários sejam acolhidas e tratadas individualmente de acordo com as especificidades de cada manifestação e, sobretudo no menor tempo possível”, afirmou Assis.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, classifica a campanha contra o Caixa 2 como mais um compromisso da OAB de se postar diante da sociedade  em prol da manutenção da ética na política. “O aplicativo mostra uma forma de lutarmos contra este mal, que atormenta a população e prejudica a democracia do Brasil. Um excelente trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Conselho Federal”, comentou.

Fonte da Notícia: Ascom CFOAB