Página Inicial / Aplicativo ‘Tô no Controle/opine aí’ é lançado no TCE e já está disponível ao cidadão

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, na última segunda-feira (23), do lançamento do aplicativo “Tô no Controle – opine aí”, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). A novidade tecnológica integra o portal ‘Tô no Controle’, voltada ao cidadão, e visa possibilitar sua atuação de modo ainda mais ativo no controle dos gastos públicos, dentro do que dispõe a Lei nº 13.460/17.

O aplicativo possui interface simples e prática, e permite que o cidadão opine sobre os serviços públicos ofertados em diversas áreas, como educação, saúde, segurança, transporte público, obras, entre outros, de unidades públicas pertencentes a cada um dos 52 municípios rondonienses, contemplando também os poderes e órgãos estaduais. O cidadão pode fazer breve comentário sobre a prestação do serviço, assim como fazer fotos e anexá-las à manifestação.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enaltece a iniciativa. “Uma excelente iniciativa e que tem todo o apoio da OAB Rondônia. É muito importante que os cidadãos participem ativamente na fiscalização dos serviços públicos, verificando como e onde os recursos são aplicados, e indicando as necessidades e melhorias que podem ser executadas para melhor atender à população”, comenta.

Ao lançar o aplicativo, o conselheiro presidente do TCE-RO, Edilson de Sousa, o destacou como uma ferramenta de gestão de qualidade para o Estado de Rondônia, bem como, em um horizonte futuro, para todo o país. “O Tô no Controle/Opine aí não é um aplicativo do Tribunal, mas de todos nós, que somos cidadãos. Vamos viralizar esse aplicativo em nossas mídias sociais, porque, nesse espírito de participação e cidadania, vamos melhorar os serviços públicos que nos são oferecidos e com a efetividade deste produto almejarmos um horizonte ainda maior, abrangendo todo o país futuramente”.

Para baixar a ferramenta gratuitamente, basta acessar o Google Play (acesse aqui) – para equipamentos Android – e, no campo para pesquisa, digitar “Opine aí” ou “TCERO”. Também já estão sendo realizadas ações para a disponibilização do aplicativo, em breve, no App Store, ou seja, para dispositivos iOS.

Além da OAB/RO, o dispositivo eletrônico, idealizado pelo TCE-RO, conta com o apoio de instituições públicas e privadas, a exemplo do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público Estadual (MP-RO), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), entre outros.

Assista ao vídeo do aplicativo: