Os advogados de Ouro Preto do Oeste que precisarem falar com clientes no presídio municipal agora têm um novo ambiente, adequado ao exercício da profissão. A Subseção e a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) inauguraram a nova Sala do Advogado da unidade. Foram instalados novos mobiliários e uma central de ar condicionado, além de pintura nova. O objetivo do espaço é garantir a devida privacidade aos atendimentos, assegurando assim a comunicação privada com os custodiados no presídio, conforme determina a legislação em vigor.
“Estamos caminhando para uma grande evolução na qualidade da atuação dos nossos profissionais da advocacia rondoniense em atendimentos aos seus respectivos clientes”, assegura”, disse o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ao inaugurar a sala e lembrar que promover a dignidade dos profissionais, especialmente com ambientes mais humanizados nos presídios, é uma das grandes metas na sua gestão.
O presidente da Subseção de Ouro Preto, Herbert Wender Rocha, explica que o acesso do advogado ao cliente é indispensável à efetivação dos princípios constitucionais da ampla defesa e o devido processo legal. “O ambiente foi humanizado, dando condições minimamente dignas para que o advogado possa atender seu cliente, e, estamos em busca de um espaço para ampliação e construção de um parlatório com divisória, o que trará segurança ao advogado. Mais uma importante conquista para Ouro Preto! ”, ressalta.
Ainda conforme Hebert, a estrutura, agora, oportuniza a efetivação dos direitos e materializa, o tratamento digno e adequado à advocacia, mas que, entretanto, é preciso, agora, garantir que o atendimento se dê de acordo com as prerrogativas profissionais e sem qualquer obstrução.
A vice-presidente da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da OAB/RO, Maracélia Oliveira, afirmou que a iniciativa deixa claro o compromisso da Seccional com a advocacia de todo o estado, incluindo o interior. “A reestruturação da sala reflete o profícuo trabalho da Seccional em prol da advocacia rondoniense. O nosso objetivo é unicamente verificar e fazer cumprir as prerrogativas conforme preceitua o Estatuto da Advocacia”, finaliza.