Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Aprovado Projeto de Lei que isenta advogados de adiantamento de custas processuais em ações de cobrança e execução de honorários

Página Inicial / Aprovado Projeto de Lei que isenta advogados de adiantamento de custas processuais em ações de cobrança e execução de honorários

“A advocacia merece respeito. Essa é a nossa luta!", destaca o presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) comemora a aprovação, nesta terça-feira (18/2), do Projeto de Lei (PL) 4538/2021, que isenta os advogados do pagamento antecipado das custas processuais em ações de cobrança ou execução de honorários advocatícios. A proposta, que segue agora para sanção presidencial, é um importante passo para garantir a dignidade e os direitos da advocacia, sendo fruto da atuação da OAB junto ao Congresso Nacional.

O PL, de autoria da deputada federal Renata Abreu (Pode-SP), foi aprovado com um substitutivo do Senado Federal. A versão original do projeto, aprovada pelos deputados em 2018 (PL 8954/2017), isentava os advogados de pagar as custas processuais nesse tipo de causa. No texto final, além da isenção, o réu ou executado será responsável pelo pagamento das custas ao final do processo, caso tenha dado causa à ação. O objetivo da medida é evitar um ônus adicional ao advogado que, ao buscar o recebimento dos honorários devidos, não pode ser penalizado com o adiantamento de custas.

Para o presidente da OAB Rondônia, Márcio Melo Nogueira, a aprovação do PL representa uma importante vitória para a classe.

“A advocacia merece respeito. Essa é a nossa luta! O advogado não pode ser penalizado com custos adicionais ao buscar o cumprimento de seus direitos. Essa mudança corrige uma distorção histórica que prejudicava os profissionais da advocacia e traz mais equilíbrio para a relação entre advogados e clientes”, afirmou o presidente.

Márcio destacou ainda que a OAB Rondônia, como defensora da valorização da advocacia, tem se posicionado ativamente em questões como essa, que impactam diretamente a profissão.

“Estamos confiantes de que essa medida irá contribuir para fortalecer o acesso à justiça e garantir que os advogados possam exercer seu trabalho com mais condições e respeito”, concluiu Márcio Nogueira.

A seccional rondoniense reforça seu compromisso com a classe e com o fortalecimento da justiça em nosso país, buscando sempre garantir um ambiente de maior equilíbrio e dignidade para os advogados e para os cidadãos que buscam a justiça.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone