Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Artigo: “Advogado rondoniense é presidente do Senado”, por Andrey Cavalcante

Página Inicial / Artigo: “Advogado rondoniense é presidente do Senado”, por Andrey Cavalcante

Andrey Cavalcante, conselheiro federal por Rondônia

Consideradas as pendências insistentemente permanentes na pauta político-administrativa rondoniense, não há como deixar de comemorar a posse do senador Rodrigo Pacheco na Presidência do Senado da República. É que, mesmo senador por Minas Gerais, ele jamais esqueceu sua naturalidade rondoniense. Sua aproximação com a representação rondoniense aconteceu inicialmente na Câmara dos Deputados, onde presidiu, com serenidade, a importantíssima Comissão de Constituição e Justiça. Era um momento exponencialmente crítico, no qual se analisava as denúncias contra Michel Temer, logo após o impeachment de Dilma Rousseff.

Eleito senador, ao derrotar exatamente Dilma em Minas, ele conquistou, já no segundo ano de mandato, a indicação de David Alcolumbre para a própria sucessão. Seu espírito cordial e conciliador não é, ao contrário do que até naturalmente se imagina, estratégia de ação política. Tive a oportunidade de manter excelente relacionamento, que resultou em uma bela amizade com ele em Brasília, quando presidia a OAB Rondônia e ele representava Minas no Conselho Federal da Ordem. E o que nos aproximou foi justamente nossa origem portovelhense.

Mas, afinal, que pendências rondonienses seriam essas e como Rodrigo Pacheco poderia interferir? Elas são as mesmas que há anos insistem em permanecer como verdadeiros nós górdios a emperrar o pleno desenvolvimento do estado e consolidação de nossa economia. Em algum momento – que, esperamos, esteja próximo – haveremos se superar, com a vacinação em massa da população, a catastrófica crise sanitária que nos atinge, atemoriza a todos e impõe sofrimentos a tantas famílias.

E teremos que retomar, com esforço redobrado, o trabalho pela recuperação da economia e do crescimento. Rondônia voltará então ao convívio com velhos problemas, como a necessidade de duplicação da BR-364, a ferrovia, a regularização fundiária, a aceleração do processo de transposição, a contenção das margens do rio Madeira ou a retomada do projeto da ponte binacional Brasil-Bolívia em Guajará-Mirim. São, é claro, ações do Poder Executivo, mas o presidente do Senado pode fazer a diferença e alavancar soluções. Até porque impõem investimentos inimagináveis para o governo do estado, mas nem tanto para a União.

O nome disso é pragmatismo. E pressupõe mobilização integral de todas as forças do estado, independente de injunções político-partidárias ou posicionamentos no arco ideológico. “Não importa a cor do gato, contanto que ele cace ratos”. O pensamento é do presidente chinês Deng Xiaoping, que entronizou, com sucesso, seu país no mundo capitalista. É com esse espírito pragmático que Rondônia poderá inclusive sair na frente para se consolidar como potência econômica da região, deixando de ocupar o quarto dos fundos na geografia brasileira para se instalar no coração geopolítico do continente.

Será fundamental, na retomada dessa trajetória, a colaboração de Rodrigo Pacheco. Ele mesmo já manifestou a disposição de ajudar Rondônia, em vídeo gravado na companhia do senador Marcos Rogério. Ele se comprometeu inclusive a visitar oficialmente o estado, na condição de primeiro rondoniense eleito para comandar o Senado da República. Sua eleição para a Presidência daquela Casa foi retumbante. É quem melhor representa a diversidade de partidos ali instalados. Tanto que foi votado também por bancadas que não apoiaram o antecessor, como o PT e o PDT.

Mas, como já disse reiteradamente aqui, é preciso enfrentar uma crise de cada vez. E o momento é da crise sanitária. Somente depois da vacinação em massa, quando o país acordar desse trágico e doloroso pesadelo, será possível buscar a retomada da normalidade econômica, com a decisiva e pragmática atuação em conjunto de todas as forças do estado. E toda ajuda será muito bem vinda.

Fonte da Notícia: Conselheiro federal por Rondônia, Andrey Cavalcante.

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone