Página Inicial / Artigo: “Dia do Advogado, apesar de tudo, um dia para comemorar!”, por Walter Lemos e Michel Barros

É dia do Advogado!! É dia de louvor e fogos para a advocacia e para todos os operadores do direito, graças ao dia que o calendário nos dá em comemoração.

Mas este dia não é de plena comemoração, pois hoje comemoramos o dia do Advogado com pautas na sociedade, no Congresso e em outros Poderes que tentam criminalizar a advocacia, retirando esta nobre profissão do seu lugar de destaque no exercício da defesa de todos, de poucos e dos nossos clientes.

Uma profissão de grande altivez, já que pela Constituição, pela lei e pelos costumes, não deve se curvar a ninguém, devendo esta ser a causa de tamanha quantidade de pedras que são lançadas à advocacia, aos advogados e à OAB. Se a altivez qualifica a advocacia, esta qualidade acabar por nos impor deveres hercúleos para defender a sociedade, de forma que o advogado e a OAB acabam por incomodar muita gente, o que gera o desconforto e a perseguição por parte de alguns.

“A Advocacia não é uma profissão de covardes”, como dizia Sobral Pinto, portanto a advocacia não pode se acovardar ou se imiscuir do seu labor, promovendo todos os enfrentamentos, do seu dever, da sua responsabilidade para com seu cliente e com a sociedade.

Tudo isso deve ser feito, mesmo que o advogado sofra afrontas às suas prerrogativas, mesmo que queiram criminalizar a atuação do advogado como se vê com algumas propostas no Congresso, que objetivam retirar direitos dos advogados e puni-los por uma série de atos, de forma a promover a restrição do direito de ampla defesa dos nossos clientes. Estes ataques sofridos têm entre seus motivos a força da advocacia dentro do processo político e das incumbências legais que a CF/88 dá à advocacia, ou seja, a advocacia é atacada por ter poderes e influências e usar destes em defesa da classe e da sociedade.

Tudo isso seria motivo de desânimo, mas se não podemos nos acovardar, estes mesmos motivos é que devem nos fortalecer para continuar na luta, na defesa da advocacia, da Ordem e do seu papel institucional, do advogado enquanto sujeito indispensável a administração da justiça!! Desta forma, são muitos os ataques e de todos os lados, mas isto não deve tirar o brilho deste dia de comemorações e nem o brilho nos olhos de cada advogado na defesa do seu cliente e da sociedade.

Parabéns à advocacia, à Ordem e, sobretudo, ao Advogado, o real bastião dos mais nobres sentimentos nacionais.

Walter Gustavo da Silva Lemos, é Secretário-Geral Adjunto da OAB/RO e professor da FARO e FCR. Michel Fernandes Barros é Secretário-Geral da OAB/RO e advogado militante.

Fonte da Notícia: Walter Lemos e Michel Barros