Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Artigo: “Jovens advogados”, por Andrey Cavalcante

Página Inicial / Artigo: “Jovens advogados”, por Andrey Cavalcante

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante

O público que lotou quinta-feira – e aplaudiu, nas dependências do Palácio das Artes em Porto Velho – a abertura do XVI Encontro da Jovem Advocacia e da XIII Conferência Estadual da Advocacia foi, com certeza, surpreendido com a força da advocacia rondoniense. Em permanente renovação, com a incorporação de centenas de jovens advogados, sem se afastar da invulgar expertise, competência e distinção, a força de nossos advogados ocupa por méritos lugar de destaque no cenário nacional. Sinto-me, portanto, no dever de manifestar, sinceramente comovido, minha satisfação pelo sucesso do evento. Não me é permitido deixar de comemorar, pelo respeito a todos os colegas advogados, a exuberante demonstração de força e coesão aqui exibida e reverenciada inclusive pelo presidente nacional da Ordem, Cláudio Lamachia. Ele fez questão de ressaltar a importância dessa união de esforços, responsável pelo protagonismo da OAB na história da democracia brasileira.

Lamachia abriu o encontro com um discurso no qual lamentou a crise política que se instalou no país, para destacar a ação do Conselho Federal: “A OAB, com o apoio de todos os conselheiros federais e dos mais de um milhão de advogados em todo o país, tem trabalhado arduamente para restabelecer a ordem no Brasil. Nós atuamos pedindo a cassação do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha; no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, e agora com o pedido de impedimento de Michel Temer. Isso demonstra que a Ordem não tem bandeira partidária, a não ser a da defesa do Estado Democrático de Direito, do ordenamento jurídico e da Constituição”. Ele prosseguiu ontem no mesmo diapasão ao condenar a proposta do ministro da Defesa Raul Jungmann, que sugeriu o monitoramento de conversas entre advogados e seus clientes: “O Brasil passa por um momento difícil. Propostas como aquela apenas pioram a situação. A incapacidade do Estado de garantir a segurança pública e retomar o controle das prisões não pode dar margem a medidas ilegais e demagógicas que apenas enfraquecem o Estado Democrático de Direito e os direitos e garantias dos cidadãos”.

“A Lei assegura o sigilo nas comunicações entre advogados e seus clientes, presos ou não, para que o direito à defesa seja amplamente exercido, como deve ocorrer no mundo civilizado” – disse o presidente da OAB para lembrar a recente quebra de sigilo do jornalista Reinaldo Azevedo. Já foi dito aqui – e Cláudio Lamachia reverberou – que o Brasil precisa dizer não a essas medidas ilegais. Não se pode combater o crime com outros crimes. O Brasil deve andar para a frente adotando soluções que estejam dentro da legalidade.” O presidente nacional da OAB disse em Porto Velho que “não é demais afirmar que a forma jurídico-política da socialização brasileira está em risco” para acrescentar que o papel histórico de cada um de nós, contudo, já está definido: somos, cada advogada e cada advogado, em si mesmo, ou organizados como a maior instituição do sistema de justiça do Brasil, os defensores da democracia e da república em nome do soberano povo brasileiro. Não somos apenas o distante vigia de um amontoado de sonhos irrealizáveis. Somos legítimos defensores do patrimônio moral coletivo da alma brasileira”

Mas com quem podemos contar? – perguntei em meu discurso na abertura do Encontro. Onde encontrar fontes inesgotáveis de energia e tempo para vencer essa luta? Quem pode nos ajudar a suprir com vitalidade e firmeza o movimento geral de ideias que encampamos para transformar os valores da nossa vida cívica? Penso que não temos aliado melhor para enfrentar esse desafio do que contar com o protagonismo histórico-social de nossa juventude, representada pela soma das dezenas de milhares de jovens advogados e jovens advogadas espalhados por todo o país. John Lennon alertou que “a vida acontece enquanto fazemos planos”. Precisamos compreender a referência no âmbito maior de nossa atual história político-institucional. Chega de planos para o futuro. Precisamos começar a viver hoje a vida com a qual sempre sonhamos. O tempo da transformação é agora! Vamos devolver ao povo brasileiro, que deposita em nós, cotidianamente, suas esperanças de justiça, o resultado de nossa melhor dedicação à causa comum. A advocacia se coloca a postos para atender ao chamado e cumprir seu dever moral. E a juventude que permanentemente a revigora se coloca à frente para nos ajudar a garantir que o passado infértil e obscuro não prevaleça.

Fonte da Notícia: Andrey Cavalcante, presidente da OAB Rondônia

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone