Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Artigo: “Ouvidoria Nacional/OAB: Estatísticas apontam êxito em três anos de trabalho”, por Elton Assis

Página Inicial / Artigo: “Ouvidoria Nacional/OAB: Estatísticas apontam êxito em três anos de trabalho”, por Elton Assis

Presidente eleito da OAB/RO, Elton Assis

É inequívoca a satisfação da comprovação, quantificada nas estatísticas, do volume de trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Nacional da OAB no período 2016/18 em que estivemos coadjuvados por uma brilhante equipe, com a responsabilidade de coordenar o desempenho do setor. Afastamo-nos agora, para assumir o desafio de conduzir os destinos da OAB Rondônia, cuja Presidência nos foi confiada pela advocacia rondoniense para o triênio que agora se inicia, para o qual esperamos, sinceramente, apresentar, ao final, resultados tão consistentes quanto os que submetemos, com orgulho, à consideração do Conselho Federal da OAB.

Um ensaio que publiquei e constou da coletânea “Ouvidorias de Justiça, Transparência e Lei de Acesso à Informação – Direito de Todos”, publicado pela Editora Fórum, estabelece um paralelo entre a ouvidoria brasileira, criada já na época colonial, com a figura do Ouvidor-Geral, e a instituição do ombudsman, surgida na Suécia, em 1809. Assemelhavam-se nos fundamentos das atividades, mas divergiam diametralmente na destinação. Enquanto o ouvidor brasileiro exercia o seu papel na qualidade de funcionário da coroa portuguesa, assessorando-a nas questões quotidianas da colônia, o ombudsman exercia sua função, no sistema parlamentarista sueco, junto à população. Para encaminhar queixas, reclamações e reivindicações aos órgãos estatais competentes. Era e até hoje é, no sistema político daquele país, um verdadeiro representante do cidadão frente ao Estado.

Com a Constituição Federal de 1988, a criação de ouvidorias pelos órgãos estatais e demais pessoas jurídicas de direto público passou a ser uma constante. O modelo de ouvidorias implantado no país a partir daí espelhava-se nitidamente no modelo sueco. Direcionavam-se ao povo. Foi exatamente o caminho adotado pela Ouvidoria Nacional da OAB, conforme comprovam as manifestações registradas no período de 2016 ao início de 2019, de cuja titularidade é impositivo nosso afastamento, a partir da posse administrativa na Presidência.

É gratificante constatar, pelo surpreendente volume de manifestações, o elevado conceito e a credibilidade de que desfruta a Ouvidoria junto à advocacia nacional e a sociedade. É igualmente grande a satisfação de comprovar que absolutamente todas obtiveram respostas, com apenas 1,42% das quais em prazo superior a 15 dias. Foram registradas no Sistema de Ouvidoria 42.265 manifestações, das quais 69,47% foram respondidas no prazo de até cinco dias; 29,10% foram respondidas no prazo de até 10 dias e 1,42% foram respondidos com prazo superior a 15 dias. São números que evidenciam o padrão de excelência que conseguimos atingir.

O Relatório de Gestão, que entregamos formalmente ao presidente Cláudio Lamachia – que prefaciou a Coletânea de Artigos das Ouvidorias da OAB – contém dados significativos, contabilizados pela Ouvidoria nos últimos três anos, período no qual buscamos implantar os instrumentos necessários para dinamizar, ainda mais, nossas atividades. Realizamos o III e também o IV Encontro Nacional dos Ouvidores da OAB e, com isso, alinhamos e garantimos maior efetividade das Ouvidorias Seccionais. Entre os resultados dos Encontros Nacionais, destaca-se a proposta de Alteração do Provimento 123/2007, que está em apreciação no Colégio de Presidentes da OAB. Um trabalho que, sem dúvida, haverá de representar um avanço extremamente significativo para essa atividade tão essencial ao Sistema OAB e toda a sociedade, beneficiária final dos esforços pelo aprimoramento institucional e fortalecimento dos ideais democráticos do país.

Fonte da Notícia: Elton Assis - presidente eleito da OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone