A Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) sediou, na última terça-feira (30), a audiência pública que deu início à Caravana Nacional de Prerrogativas no estado de Rondônia. Idealizada pelo Conselho Federal da OAB, a Caravana objetiva fazer um levantamento da situação da classe, ouvir os advogados e mapear os principais problemas enfrentados no exercício da profissão.
Ao fazer a abertura do evento, a vice-presidente da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da OAB/RO CDP, Maracélia Oliveira, destacou a importância de receber a Caravana Nacional em Rondônia. “A defesa das prerrogativas é uma das principais bandeiras encampadas pela OAB/RO, e é muito gratificante contar com o apoio do Conselho Federal nesta luta. Queremos ouvir os colegas, saber o que está acontecendo em cada município, para podermos encontrar a melhor forma de garantir que o livre exercício da advocacia seja respeitado”, comenta Maracélia.
O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias, elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Prerrogativas de Rondônia em prol da garantia dos direitos do advogado para o digno exercício da profissão. “Hoje, Vilhena é a capital nacional das prerrogativas, uma bandeira que une a advocacia nacional e sem a qual não podemos exercer nossa profissão de forma altiva, altaneira, de forma comprometida e desassombrada. Viemos aqui para saber as dificuldades que os advogados de Rondônia enfrentam, quais as violações sofridas, e também quais as medidas que encontraram para solucionar os problemas, para que possamos replicar nos outros estados”.
“Agradeço a presença de todos, especialmente dos membros da Comissão Nacional que se predispuseram a vir à Rondônia. Nesta tarde, onde discutimos a defesa das prerrogativas, fiz um pedido a todos os colegas: continuem procurando a OAB, em qualquer situação. Mesmo que haja divergência no posicionamento institucional, não deixe de nos procurar, pois estamos aqui para atuar imediatamente quando houver abuso. Temos uma estrutura de todo o sistema OAB para nos ajudar, não estamos sozinhos. A Subseção está aberta a ouvi-los, a ajudá-los, estamos à disposição”, pontua o presidente da Subseção de Vilhena, Estevan Soletti.
Em seguida, os profissionais fizeram um diálogo aberto sobre as problemáticas enfrentadas em Vilhena. Falaram sobre os avanços conquistados pela atual gestão da OAB/RO junto a órgãos como o INSS, Procuradoria da Fazenda Nacional, e Caixa Econômica Federal, e a contínua relação institucional com os poderes para que as melhorias que ainda precisam ser alcançadas sejam proficuamente efetivadas em Rondônia.
Também participaram do evento o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Cássio Lisandro Telles, o membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Ary Cleviston Almeida de Santana; o procurador nacional adjunto das Prerrogativas e conselheiro federal por Rondônia, Raul Fonseca; os conselheiros seccionais Vera Paixão, Sérgio Elias, Fernando Volpini; os membros da CDP Gustavo Menacho e Jacson Sousa, o procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto; os diretores da Subseção de Vilhena Helio Baptista, vice-presidente; Carla Regina Schons, secretária-geral; Iracema Cerrutti, secretária-geral adjunta e Wilson Negri, diretor tesoureiro; os membros da CDP de Vilhena Tulio Magnus e Isabela Mendes, e vários advogados do município.
A Caravana é promovida em parceria com a Comissão dos Jovens Advogados, Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Comissões e Subseções da OAB/RO e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro). Nesta quarta-feira (31), a Caravana tem visitas programadas nas Subseções de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Na quinta-feira (1), a programação de visitas encerra em Porto Velho.