Durante a sessão itinerante do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia (OAB/RO), realizada na Subseção de Ariquemes, na sexta-feira(12), foram credenciados para o exercício regular da profissão 44 novos advogados e três estagiários. A sessão, que encerrou o calendário ordinário das atividades do Conselho Seccional no ano de 2014, foi bastante prestigiada pelos operadores do direto da região e familiares dos novos advogados, que lotaram o auditório.
Antes de iniciar a solenidade de entrega de credenciais, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, acompanhado da presidente da Subseção de Ariquemes, Cynthia Patrícia Chagas Muniz Dias, dos diretores seccionais, conselheiros estaduais, conselheiros federais e membros da diretoria da CAARO, descerrou a placa de inauguração do auditório da sede no município.
O local que antes não possuía mobiliário, equipamentos, climatização e sonorização adequados, foi totalmente estruturado pela atual gestão e agora está apto para receber eventos de grande porte e atender as expectativas da advocacia da região.
Andrey Cavalcante ressaltou se tratar de um dia muito importante, pois após um ano e meio de árduo trabalho, foi possível a entrega de um ambiente humanizado e confortável para os profissionais. “Hoje entregamos um centro de encontros e aprimoramentos, espaço que deverá ser muito bem utilizado por todos os profissionais da região, especialmente para a promoção de eventos que visem a qualificação dos advogados”.
O conselheiro federal, Elton Sadi Fülber, em nome de toda advocacia de Ariquemes agradeceu o apoio da Seccional que nunca mediu esforços para atender a região.
A presidente da Subseção de Ariquemes, Cynthia Patrícia, fez questão de agradecer toda diretoria da OAB, pelo empenho, em tornar o desejo de longa data dos profissionais da região em realidade.
Entrega de credenciais
Ao saudar os novos advogados e estagiários, Andrey Cavalcante se disse honrado em dividir este momento com os mais novos advogados rondonienses e lembrou que advocacia requer amor, dedicação e coragem. Recomendou aos profissionais que não desistam diante dos percalços que serão encontrados no caminho.
Enfatizando o verdadeiro papel do advogado, na defesa do estado de direito, da democracia, da cidadania e da dignidade, Andrey também salientou a importância do cumprimento pleno das prerrogativas profissionais, “imponham-nas com toda a altivez devida, lembrando sempre que o advogado é indispensável a administração da justiça, pois representa o cidadão na busca dos direitos”.
Convidando os novos profissionais a juntar forças a instituição na luta contra o aviltamento dos honorários e em defesa da Constituição, o presidente finalizou seu discurso afirmando que a partir de então os novos profissionais enfrentarão diversas batalhas e terão muitas missões a cumprir.
“Os senhores têm ao lado uma instituição integralmente unida e que os apoia, desejo que a partir de hoje unam esforços para o crescimento da nossa instituição, trabalhando muito, com independência, autonomia, coragem e destemor, pela Ordem dos Advogados”.
Logo após o juramento e a entrega das credenciais, o novo advogado Lauro Fernandes falou em nome dos demais colegas, destacando o sentimento de receber a credencial como um reconhecimento por todo o esforço que foi dedicado durante longos anos de estudo. “Hoje estamos alcançando uma meta que traçamos lá no início do curso, que é lutar pelo ideal de justiça e paz”.
Antes de encerrar a solenidade o presidente da OAB/RO lembrou que no último dia 09, foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção e um dos papéis da instituição é defender a sociedade e o cidadão, “A sociedade brasileira não quer tão somente a punição dos corruptos, ela quer de volta o que efetivamente lhes foi roubado”.
Prestigiando a solenidade, e também acompanhando a entrega de credencial do seu filho, o procurador do Ministério Público Federal de Rondônia, Reginaldo Pereira da Trindade, fez questão de parabenizar os novos profissionais e destacar a importância deste momento único, no qual se inicia uma nova fase da vida de ambos. Uma fase que certamente será recheada de êxitos, mas que também deverá sofrer várias consequências negativas, entre elas a discriminação, mas que cabe a cada profissional valorizar sua atividade e seguir com dignidade e destemor seu caminho, sempre pautados na ética.
Ao final, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), sorteou 10 apólices de seguros de vida aos novos profissionais.