Página Inicial / Aula inaugural de pós-graduação em Processo Civil da Unir é transmitida pela OABRO

O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, participou na tarde deste sábado (10), da aula virtual de inauguração da pós-graduação lato sensu em Processo Civil da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A cerimônia foi transmitida do auditório da OAB para todos os alunos inscritos, de forma online.

Com 40 alunos matriculados, o curso é dividido em 13 módulos que serão ofertados mensalmente. Em abril, o professor Afonso Maria das Chagas irá ministrar o módulo sobre “Metodologia da Pesquisa Científica” e, em maio, o curso disponibilizará em sua grade, o módulo “Mediação e Conciliação”.

Na abertura da cerimônia, Elton Assis, enfatizou a honra e alegria em receber, mesmo que de forma virtual, os alunos da Unir: “Para mim é motivo de muita felicidade recebê-los, ainda mais porque sou um egresso dessa Universidade, que realiza um trabalho de extrema relevância para a comunidade jurídica de Rondônia, pois possibilita a educação continuada e a capacitação dos nossos profissionais”.

Em seu discurso, o presidente da Seccional instigou o debate acerca de algumas reflexões, como: o novo Código de Processo Civil e sua atualização; a essencialidade do poder judiciário na pandemia e as tecnologias adotadas para a manutenção do seu funcionamento; as dificuldades enfrentadas pelos atores da prestação jurisdicional; e as alternativas propostas pelo Conselho Nacional de Justiça para sanar algumas destas adversidades, como por exemplo a instalação das salas passivas nos tribunais para oitivas de partes e testemunhas.

O chefe do departamento de Ciências Jurídicas da Unir, Delson Fernando Barcellos Xavier, agradeceu a OABRO pela parceria e ressaltou que o setor recomeça uma trajetória que havia sido interrompida. “Isso só está sendo possível com o esforço conjunto de diversos segmentos da nossa universidade, bem como o apoio de longa data da nossa OAB. Destaco aqui, o suporte dado pelo presidente Elton Assis, para a implementação do nosso Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que atende, mesmo durante a pandemia, o público que necessita do auxílio emergencial, entre outras demandas”.

O coordenador do curso de Direito da Unir, Marcus Rivoiro, parabenizou os pós-graduandos pela aprovação. “Vocês são vitoriosos, pois lograram êxito no processo seletivo que envolveu mais de 200 concorrentes e apenas os 40 melhores colocados farão parte desta turma. Agradeço mais uma vez à OAB pela oportunidade de estarmos aqui em prol do conhecimento jurídico”.