Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Aula Magna na OAB marca a abertura do “OAB vai à Escola” edição 2015

Página Inicial / Aula Magna na OAB marca a abertura do “OAB vai à Escola” edição 2015

O secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros, o diretor geral da ESA/RO, Rochilmer da Rocha Filho e a secretária de  Educação, Fátima Gavioli

O diretor geral da ESA/RO, Rochilmer da Rocha Filho, a secretária de Educação, Fátima Gavioli e o secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros

Na noite desta terça-feira (12), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realizou a Aula Magna de lançamento da edição 2015 do projeto de cidadania “OAB vai à Escola”.

Advogados, professores, educadores, gestores, estudantes e sociedade civil organizada estiveram presentes ao evento que objetiva levar um pouco mais de conhecimento sobre os direitos e deveres constitucionais aos estudantes da rede pública de ensino do estado de Rondônia.

O projeto que teve as atividades intensificadas em 2013, pela atual gestão, visa cumprir a Lei Estadual 2.788 de 26/06/12, em que ficou estabelecido que na execução do conteúdo programático no ensino Fundamental e Médio nas instituições da rede pública estadual, deverão ser desenvolvidas palestras de cidadania com o enfoque em Noções Básicas de Direito do Cidadão Brasileiro. De acordo com a Lei, as palestras devem ser ministradas por advogados indicados pela OAB/RO.

Ao fazer a abertura do evento, o secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros representando o presidente Andrey Cavalcante, ressaltou o papel social da OAB enquanto entidade guardiã da Constituição Federal e instituição instrumento de cidadania. “A OAB está irmanada em todas as ações que sejam profícuas ao estado e ao povo de Rondônia. A OAB cuida da carreira dos advogados e também das questões ligadas à cidadania, e este projeto, um dos mais bonitos, leva cidadania às crianças, adolescentes e consequentemente aos adultos”.

Rochilmer da Rocha Filho, diretor geral da ESA/RO, ressalta a importância da realização do projeto. “Este projeto tem uma faceta extremamente importante, ele leva aos jovens estudantes do ensino público noções muito caras de cidadania, ética, a importância de mostrar desde cedo a estes jovens que eles têm a capacidade de contribuir de forma decisiva, não somente optando pelo rumo para sua vida, mas, que podem contribuir de forma decisiva para a melhoria da sociedade brasileira”.

A secretária de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Aparecida de Fátima Gavioli, enalteceu a OAB pela iniciativa de realização do projeto. “Esse rumo que foi traçado prima pela integração, pela inclusão, pela socialização e pela busca de uma aprendizagem que tem a garantia do acesso, da permanência, com qualidade da educação, em forma de fazer com que esses jovens estudantes possam sair do ensino médio com noções básicas do que é ser um grande cidadão”.

Palestras
A primeira palestra da noite foi ministrada pelo presidente da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária da Seccional, Marcos Alves, que fez uma apresentação do que é o projeto, do que tem sido feito na atual gestão, as ações desenvolvidas em prol da comunidade e os atendimentos nas escolas.

“Com muito orgulho tenho participado de palestras da Secretaria de Educação e nós vemos a necessidade de o aluno conhecer as profissões, seus direitos e deveres de cidadão. Através desse projeto, nós temos introduzido outras instituições nessa proposta, como exemplos, firmamos Termos de Cooperação Técnica com o Conselhos Regionais de Medicina, de Oftalmologia, de Odontologia, de Farmácia, para levar às escolas não só as palestras, mas, também, atendimento em outras áreas da saúde”.

Em seguida, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Seccional (CDDH), Rodolfo Jacarandá, ministrou sua palestra exaltando a atual gestão da Seccional por trazer a instituição de volta à participação na vida social, não só dos advogados, como também dos grandes debates.

“Estamos vivendo definitivamente tempos diferentes e mais do que novos. Esta casa da cidadania é uma casa cada vez mais bem frequentada, onde muitas expectativas se transformam em realidade o tempo todo. É fundamental que crianças e adolescentes entendam qual é a sua cota parte, quais são os direitos que lhe são devidos, porque se eles não conhecerem não saberão cobrar, se posicionar. Essa iniciativa de levar a OAB à escola para contribuir com a informação dos alunos, e consequentemente de suas famílias, é muito importante, louvável”.

Na edição deste ano estão previstos o atendimento em 34 instituições de ensino da rede pública estadual de Porto Velho e as palestras serão realizadas em parceria com as Comissões de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária, de Defesa dos Direitos Humanos, dos Jovens Advogados, das Mulheres Advogadas, e pelo braço assistencial da OAB/RO, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).

Também participaram do evento o conselheiro federal da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto, a presidente da comissão das Mulheres Advogadas, Elda Luciana Melo, a vice-presidente da comissão dos Jovens Advogados, Pâmela Rocha, a secretária-adjunta da CAARO, Helena Maria Brondani Sadahiro, a coordenadora administrativa e financeira da Seduc, Maria Ivanilde Ferreira Angelo, o assessor executivo do gabinete da Seduc, João Spanhol, a coordenadora regional de educação, Ivany Oliveira Lima Morais, a gestora da Seduc, Maura Bragado, a vice-gestora da Seduc, Alaíde Saraiva, a coordenadora educacional e legislação, Maria Augusta Nunes, o procurador da União, Maurício da Silva, representantes de escolas e estudantes.

Confira galeria de fotos:

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone