Beto Simonetti é eleito e empossado novo presidente da OAB Nacional

Página Inicial / Beto Simonetti é eleito e empossado novo presidente da OAB Nacional

O advogado Beto Simonetti foi eleito, na noite de segunda-feira (31), e empossado na manhã desta terça-feira (1°), o novo presidente da OAB Nacional. Representante do Amazonas, Simonetti estará à frente do Conselho Federal no triênio 2022-2025. A eleição ocorreu em Brasília, na sede nacional da entidade.

“Faremos uma gestão de advogados para advogados”, destacou o novo presidente ao declarar que seu compromisso será com a Constituição da República e que o seu partido é a advocacia. “Quero selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal”, disse.

“Temos, no Conselho Federal, um defensor da advocacia. Com certeza, Beto Simonetti, junto com toda a diretoria, fará uma gestão em defesa da advocacia e, ao defender a advocacia, ele defende toda a sociedade”, destaca Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia, ao parabenizar o novo presidente da OAB Nacional.

“O compromisso com o Estado Democrático de Direito precisa ser um alicerce defendido constantemente por toda a advocacia, pois é uma garantia para toda a sociedade brasileira. Nesse sentido, a OAB/RO está de braços dados com a OAB Nacional”, afirma o presidente.

O novo presidente

José Alberto Simonetti adota o nome “Beto Simonetti” desde quando começou na profissão de advogado, em 2001. Ele tem 43 anos, é casado e pai de dois filhos. Ele encabeçou a chapa “OAB de Portas Abertas”, que teve o registro formalizado em dezembro de 2021 com o apoio de 26 seccionais da Ordem.

O principal requisito para qualquer advogada ou advogado disputar a presidência nacional da Ordem é ter o apoio de, no mínimo, seis seccionais estaduais. Por causa desse amplo apoio, Simonetti foi candidato único.

Ele é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Beto Simonetti é o segundo amazonense a assumir o posto mais alto na OAB, entidade que completará 92 anos em 2022.